ABCZ avança em projeto de simplificação e desburocratização
ABCZ extingue cobrança de multas de Comunicação de Cobrição que não gerarem nascimento.
Ao longo dos últimos meses, uma comissão composta pelo superintendente de Tecnologia da Informação, Eduardo Milani; a superintendente de Genealogia, Gleida Marques; e o gerente do ETR de Bauru, Eric Luís Marques da Costa, sob o comando pessoal do presidente Luiz Claudio Paranhos trabalha permanentemente empenhada em tornar o Serviço de Registro Genealógico um processo menos burocrático, simplificando a rotina de Escrituração Zootécnica para o selecionador de zebu.
A mais recente resolução do projeto de Desburocratização do Serviço de Registro Genealógico das Raças zebuínas, que começou a ser aplicado em julho deste ano, é o fim da cobrança de multas de Comunicações de Cobrição (CDC) que não gerarem nascimento. A medida começa a valer a partir de 1º de novembro de 2015, quando só serão cobradas multas de CDC de animais nascidos (relativas a nascimentos comunicados a partir desta data).
“Acreditamos que este é um grande avanço em nosso Serviço de Registro. A extinção da cobrança de multas por atraso de CDC vem sendo avaliada há algum tempo pela entidade e reflete o interesse da ABCZ em estimular o criador na seleção das raças zebuínas, bem como incentivá-lo a selecionar os melhores animais e assim cumprirmos nossa missão de aumentar a produtividade e a competitividade da pecuária brasileira”, afirma o presidente Luiz Claudio Paranhos.
Além de gerar economia, o fim da cobrança de multas de CDC para animais não nascidos é também uma ação que simplifica a rotina administrativa do criador.
Retrospectiva
Há alguns meses, a ABCZ vem trabalhando no processo de desburocratização do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas. Entre as principais mudanças, estão ações que garantem agilidade nas comunicações, diminuição das inconsistências e economia financeira.
Confira algumas delas:
- A partir de julho, o sistema da ABCZ passou a disponibilizar consulta de CDC pelo “Registro da Matriz” na tela de consulta de CDC, facilitando para o criador a consulta do histórico de cobertura da matriz;
- O sistema agora apresenta automaticamente as possíveis CDCs (Comunicações de Cobertura) dentro do prazo regulamentar de gestação. Caso o criador queira, poderá informar o número da CDC “manualmente”. Dessa forma, caso tenha adquirido matrizes prenhes e o transmitente não tenha informado o número de cobertura ao comprador, o sistema o informará automaticamente;
- A ABCZ passou a disponibilizar carta de “coleta de sêmen online” para o veterinário preencher através do site de biotecnologias;
- A ABCZ passou a permitir a inclusão automática no atendimento dos animais que já possuem “resenha e coleta técnica”;
- Quando o criador informa a CDC manual, o sistema calcula o “prazo de gestação” e caso verifique que a data está além ou aquém do prazo regulamentar, o criador receberá uma mensagem questionando se confirma aqueles dados.
Veja todas as mudanças para simplificação do Serviço de Registro na Revista ABCZ nº 87 (edição Julho/Agosto 2015).