Português
22 DE SETEMBRO DE 2015. POR LARISSA VIEIRA

PNAT já tem quase 140 rebanhos colaboradores inscritos. Saiba como participar

PNAT já tem quase 140 rebanhos colaboradores inscritos. Saiba como participar

Apenas um mês após a divulgação do resultado do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) 2015, o número de rebanhos colaboradores cadastrados para receber sêmen dos reprodutores da sexta bateria já chegou a 138 propriedades. A expectativa é de que sejam distribuídas este ano 10 mil doses de sêmen dos 19 touros classificados, sendo um Brahman, um Guzerá, dois Tabapuã e 15 Nelore. Desde que foi criado, em 2010, o PNAT já distribuiu 35.326 doses em 18 Estados. 
Para quem já atua como rebanho colaborador, o PNAT foi uma oportunidade de estar na vanguarda do melhoramento genético. É o que acreditam os irmãos Renato e Francisco Rocha, com propriedade em São Pedro do Suaçuí (MG). “Ao participarmos do PNAT como rebanho colaborador, temos acesso ao que há de mais novo no mercado podemos desfrutar do material genético produzido por criadores que são referência na raça, ao mesmo tempo. Há produtos nascidos que me impressionaram muito, a ponto de eu ter reservado dois animais para uso em meu rebanho. Todos os demais machos têm potencial para ser comercializados e todas as fêmeas serão mantidas. Estou muito satisfeito com os resultados. São diversos itens que considero vantajosos, mas o mais importante é o fato do participante do programa ter acesso a todos os dados dos touros ofertados e ter liberdade de escolher quais ele deseja usar. Ou seja, o dono do rebanho colaborador não é obrigado a usar um touro que não seja do agrado dele. Como as doses são cedidas gratuitamente, imagina se eu vou deixar passar a oportunidade de ter acesso a essa genética.”, diz o criador Renato Rocha.
Os interessados em receber o material genético da sexta bateria devem fazer a inscrição pelo site da ABCZ (clique aqui). Cada rebanho colaborador receberá gratuitamente 30 doses, de no mínimo três touros selecionados. É preciso ser participante do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) Corte e possuir número mínimo de 60 matrizes aptas à reprodução. Também é preciso manter escrituração zootécnica e transmissão de dados para a ABCZ em dia, utilizar o sêmen dentro de dois anos e somente em matrizes das categorias Puros de Origem - PO ou Livro Aberto – LA e inscrever os produtos filhos dos Touros Jovens no Controle do Desenvolvimento Ponderal (CDP).

Clique aqui e acesse a lista de touros do PNAT 2015 que terão doses de sêmen distribuídas este ano.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar