Português
10 DE SETEMBRO DE 2015. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Pista da ExpoZebu terá cavalos da raça Crioulo no próximo ano

Pista da ExpoZebu terá cavalos da raça Crioulo no próximo ano

A ABCZ firmou uma parceria com a ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos), para que sejam realizadas provas dessa raça equina em Uberaba/MG, dentro do calendário de atividades da ExpoZebu.

Inicialmente está programada, já para a próxima edição da maior mostra de raças zebuínas do mundo, uma etapa do julgamento morfológico de machos e fêmeas com objetivo de selecionar exemplares candidatos ao Freio de Ouro 2016.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Minas Gerais (NCCCMG), fundado há pouco mais de 60 dias, é o zootecnista Marcelo Moura. Ele explica que o objetivo é reunir criadores de todo o Brasil para que sejam trazidos para o Triângulo Mineiro, pelo menos 80 cavalos crioulos, como determina o regulamento da entidade. “A pista de Uberaba será uma Exposição chamada de Passaporte, como disse o vice-presidente da Associação, o Sr. Onécio Prado. Nesse tipo de exposição classificam-se os quatro melhores machos e as quatro melhores fêmeas – e esses vão direto para a final do ranking em Esteio, em meados de agosto e setembro”, diz Moura.

Na ocasião da fundação do NCCC-MG, o analista de expansão da ABCCC, Gerson Medeiros, disse que a abertura da regional aconteceu em um bom momento, principalmente, porque a ações da entidade caminham ao lado do movimento de fomento e de avanço da raça no Estado mineiro. “A região conta com grandes fazendas de gado o que gera a necessidade de utilizar cavalos propícios para essa função”, ressaltou Medeiros.

Além da realização do julgamento para Passaporte ao Freio de Ouro, estão elencadas entre as ações da entidade, o projeto de fixar a sede da instituição nas dependências do Parque Fernando Costa, onde está a sede da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) e, no futuro, promover também as provas das outras modalidades que são executadas pelos cavalos crioulos. 

Marcelo Moura disse também que a ABCCC pretende expandir sua área de atuação conquistando mais criadores e mercado. “Nada melhor que o centro nervoso da pecuária do Brasil Central, onde está a maior associação representativa do setor, que é a ABCZ, para formalizar uma parceria como essa”.

Sobre o Crioulo, o criador que também é um requisitado consultor no meio dos criadores de zebu disse: “Nosso cavalo é bonito, forte, muito rústico e se adapta a qualquer tipo de clima e pastagem. Tem muito instinto vaqueiro e por isso é bom para o trabalho em fazenda de pecuária. Além disso, possui aptidão para diversos esportes e atividades de lazer que são praticados em nossa região, como laço, rédeas e cavalgadas”, finaliza Moura.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar