Comissão Nacional da Bovinocultura de Corte da CNA faz reunião na Expointer
A Expointer 2015, uma das mais importantes exposições agropecuárias do país, promovida em Esteio/RS, sediou na manhã desta segunda-feira (31/08), reunião da Comissão Nacional da Bovinocultura de Corte da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
Com a presença expressiva de representantes do setor pecuário, a reunião foi presidida por Antonio Pitangui de Salvo, presidente da Comissão e diretor da ABCZ e contou com a participação do presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, do diretor da ABCZ Ronaldo V. Rodrigues da Cunha; do presidente da Associação Brasileira de Angus José Roberto Pires Weber; do presidente da Associação Bras. de Hereford e Braford, Luciano Sperotto; do presidente da ABIEC, Antonio Camardelli e representantes de diversas federações.
De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Antônio Pitangui de Salvo, o objetivo do encontro é alinhar, debater e resolver os assuntos iniciados no passado e que aguardavam avanços que competem também ao setor produtivo. “Entendemos a complexidade dos assuntos que estão sendo resgatados e discutidos entre os membros da Comissão para condução dos trabalhos com foco na melhoria da produção de carne bovina brasileira”, afirmou De Salvo.
Para falar sobre a classificação das carcaças, a Comissão trouxe o especialista da Universidade Federal de Campinas (UNICAMP), Sérgio Pflanzer. Segundo pesquisa do especialista, a classificação é utilizada para identificar qualidade das carcaças por meio de características como sexo, idade, peso, acabamento e conformação, visando uniformizar a qualidade e o rendimento da carne.
Outro assunto discutido foi o Projeto Carne Carbono Neutro, apresentado pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Gado de Corte), Roberto Giolo. No que diz respeito à vacinação contra a febre aftosa, o representante da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Paraná (FAEP), Roni Volpi, falou sobre a iniciativa do Estado do Paraná de retirar a vacina contra Febre Aftosa. Na sequência, o Presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, Fernando Sampaio apresentou as ações e o plano de trabalho do GTPS bem como sinalizou positivo a inclusão de outras entidades ao grupo.
Por fim, o representante do Instituto CNA, Juliano Hoffmann, falou sobre as tratativas da última reunião da Comissão Técnica Consultiva do SISBOV sobre a proposta do protocolo de adesão à União Europeia, anunciando que nas próximas semanas, a proposta da CNA, ABIEC e ABRAFRIGO deverá ser protocolada junto ao MAPA.
A reunião foi realizada na FARSUL, no parque de Exposições Assis Brasil.
Sobre a Comissão
A Comissão Nacional de Pecuária de Corte é constituída por representantes do setor sindical, cooperativista e conta com a assessoria de técnicos capacitados para o desenvolvimento de seus trabalhos.
A Comissão participa e acompanha as decisões da Comissão Técnica Consultiva do Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (SISBBOV), com apresentação e defesa de propostas para a melhoria das condições operacionais para os produtores rurais. Além disso, o Fórum atua na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, reunindo pesquisadores de instituições científicas de renome nacional, em parceria com o Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC) para desenvolver estudos sobre a sustentabilidade da pecuária de corte brasileira.
Com informações da Assessoria de Imprensa da CNA.