Português
31 DE AGOSTO DE 2015. POR LARISSA VIEIRA

Goiás Genética apresenta tecnologias e lançamento do Cartão Rural

Goiás Genética apresenta tecnologias e lançamento do Cartão Rural

A Goiás Genética – Edição 2015, que será realizada de 8 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO), traz tecnologias capazes de maximizar resultados. Os visitantes e criadores terão a oportunidade de conhecer as últimas tecnologias de melhoramento genético que podem auxiliar na otimização dos resultados já que os programas de melhoramento genético permitem identificar no rebanho características particulares de cada animal e, desta maneira, auxiliar nas tomadas de decisões. “Dessa forma, a probabilidade de acerto é bem maior, se comparada a uma seleção empírica”, informa o presidente da Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), Clarismino Junior.
Por meio de programas de melhoramento genético também é possível obter maior eficácia na fertilidade do rebanho; aumentar os índices de ganho de peso; diminuir o intervalo entre gerações; ajudar os criadores a produzirem animais prontos para abates mais jovens; evidenciar os animais mais precocemente; proporcionar ao consumidor carne de melhor qualidade; colocar à venda animais testados e agregar valor a eles, diminuindo o custo de produção por unidade. Por meio de palestras, workshops e apresentação de programas do gênero, a Goiás Genética tem por objetivo difundir essas e outras tecnologias de melhoramento genético.
Neste ano, o tema central do evento será a pecuária de ciclo curto e eficiência de produção. Serão realizadas ainda exposições de animais e dois leilões. A expectativa de público é de 10 mil pessoas. A entrada e as inscrições para as atividades que constam na programação são gratuitas. No dia 8, além da abertura acadêmica, estão previstas duas palestras que devem movimentar o auditório Augusto França Gontijo, cujos temas são “Recursos hídricos - Produção sustentável no cerrado” e “Avaliação genética na vida de selecionador”. Também está agendada atividade prática nos currais com a médica veterinária Ana Elisa Bardi.
Cartão Rural
Já no dia 9 o governador do Estado de Goiás Marconi Perillo ministrará a palestra “A pecuária no contexto econômico brasileiro” e lançará o Cartão Rural. Com ele o produtor terá sua rotina facilitada, pois poderá emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) com a apresentação deste cartão em qualquer agência do Vapt Vupt. Outra exposição que deve chamar a atenção dos participantes no dia 10 de setembro é a que trata do tema “Avaliação de carcaça na seleção de bovinos de corte”, ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade da Califórnia, Roberto Daniel Sainz Gonzalez.
 Segundo o presidente da AGCZ, Clarismino Junior, um dos diferenciais da Goiás Genética é o seu caráter informativo, o que justifica o investimento da entidade organizadora da feira no ciclo de palestras com profissionais de renome e workshops. “O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, porém ainda enfrenta desafios para produzir mais, com maior qualidade e em menor espaço. O País passa por um momento de recessão econômica e o evento busca contribuir com a difusão de novas tecnologias de melhoramento genético, apresentação de soluções eficientes e de baixo custo, que contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente”, explica.
Saiba mais sobre a Goiás Genética – edição 2015
- Expectativa de faturamento com comercialização de animais e material genético: acima de R$ 2 milhões;
- 50 expositores, criadores dos estados de GO, MT, MS, TO, SP, DF e MG vão expor seus animais em dez pavilhões;
- 250 animais das raças nelore e tabapuã estarão expostos;
- 11 instituições de ensino superior dos cursos de veterinária, zootecnia, engenharias florestal e ambiental marcarão presença com a participação de mais de 500 acadêmicos;
- Em Goiás, 95% do rebanho é de zebuínos;
- Atrações: palestras, workshops, exposições e leilões;
- Expectativa de público: 10 mil pessoas
- Informações: www.agcz.com.br / (62) 3203-1212
- Realização: Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ)
- Apoio institucional: Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, SGPA, Embrapa, Fundepec-Goiás, ABCZ, Faeg/Senar e Sebrae

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da AGCZ

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar