Português
26 DE AGOSTO DE 2015. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Técnicos de MG calibram os olhos no EPMURAS

Técnicos de MG calibram os olhos no EPMURAS

Um grupo formado pelos 20 técnicos da ABCZ que atuam pelo Estado de Minas Gerais participou de um treinamento para atualização nos procedimentos para aplicação do método EPMURAS que avalia uma série de características morfológicas relacionadas ao potencial genético dos animais e determina notas específicas para esses pontos que estão diretamente ligados à eficiência produtiva e reprodutiva.  

Desmembrando as letras da sigla EPMURAS e traduzindo os tópicos do conceito temos: E – estrutura corporal, P – precocidade, M – musculatura, U – umbigo, R – caracterização racial, A - aprumos e S – sexualidade. Há décadas a ABCZ preconiza o sistema para a avaliação de animais em provas de ganho em peso e para a seleção de animais superiores em rebanhos. 

A ABCZ utiliza o EPMURAS há décadas e periodicamente o corpo técnico da instituição foi reconduzido aos encontros para conhecimento e atualização. A partir desse ano serão formados grupos regionalizados para os treinamentos. Essa é a segunda segunda fase do treinamento, que foi iniciado com os supervisores regionais do PMGZ. “A atualização é fundamental para o nosso trabalho em campo. O grupo calibrou o olho nas avaliações. Dessa forma padronizamos a leitura e as pontuações no método EPMURAS e isso, no futuro, vai refletir na uniformidade do rebanho”, afirma a técnica Eliana Rezende. 

O curso durou cerca de 15 horas - um tempo que foi dividido em dois dias de trabalho com aulas teóricas e práticas. Em sala foram debatidas questões que envolvem o tipo dos animais e a seleção de indivíduos dentro de grupos de contemporâneos. Em campo os participantes puderam treinar o aprendizado junto com os colegas e sob a orientação do instrutor Willian Koury Filho, da empresa Brasil com Z.  

“O curso foi muito importante para o alinhamento do corpo técnico da ABCZ com relação aos escores visuais. Em minha opinião esse tipo de treinamento deve ser realizado anualmente”, conclui o responsável técnico do ETR de Belo Horizonte, Francisco Carlos Velasco.   

















A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar