Português
26 DE AGOSTO DE 2015. POR LARISSA VIEIRA

Circuito Boi Verde de Nelore acontece no Pará

Circuito Boi Verde de Nelore acontece no Pará

Com mais de 150 etapas realizadas e 99 mil animais avaliados, o Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças está em seu 14º ano de atividades. Neste ano, as cidades de Colatina (ES) e Bataguassu (MS) já receberam o circuito, com 1.620 animais abatidos. A terceira etapa de 2015 aconteceu no frigorífico JBS, na cidade de Redenção, região sul do Pará, entre os dias 12 e 15 de agosto e somou 460 animais avaliados, de 7 pecuaristas do Pará e região. Neste ano, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com os frigoríficos de todo o Brasil, espera superar os números de 2014 e mostrar que a raça Nelore tem sim potencial para produzir animais de qualidade. "O objetivo do circuito é passar por diversas regiões do Brasil e promover a integração e troca de informações entre os pecuaristas, técnicos e gerentes das fazendas participantes", declarou Guilherme Alves, gerente de produto da ACNB.

No dia 12 de agosto teve início a 3ª etapa do Circuito Boi Verde, com a avaliação in vivo dos 9 lotes de machos da raça Nelore, que somaram 460 animais. Os técnicos da ACNB, junto com a equipe da compra de gado do frigorífico JBS de Redenção, avaliaram todos os animais nos currais do frigorífico, e contaram também com a presença de alguns pecuaristas, que acompanharam todo o trabalho. Dia 13 de agosto, quinta-feira, foi o dia do abate técnico, onde os animais foram classificados e avaliados de acordo com peso, acabamento de carcaça e idade. Segundo Alves "Esse é um jeito de mostrar o potencial do Nelore no Pará e sinalizar para os pecuaristas o que mercado está buscando, que tipo de boi que o mercado exige. A etapa de Redenção cresce a cada ano e nós da associação estamos muito felizes com a participação dos pecuaristas". E completou "o futuro da pecuária de corte é abater animais pesados e bem acabados, estamos mostrando que o Nelore é rentável em confinamento e no pasto também".
O circuito teve sete pecuaristas participantes, foram eles: Alcino Vilela de Rezende Filho, da Fazenda Estrela de Prata; Agropecuária Santa Barbara, com a Fazenda Espírito Santo de Xinguara; Cezar Augusto Bernieri, Fazenda Três Pinheiros; Floresteca Brasil com a Fazenda Arpa; Fazenda Santa Tereza; José Eduardo Cavalcanti de Mendonça da Fazenda Rochedo; e Lucélio Martins de Oliveira, Fazenda Lagoa da Serra;
Do total de animais participantes desta etapa (460 animais), 50% apresentaram acabamento de carcaça mediano, 88% dos animais pesaram entre 17 e 21@ e 73% dos animais tinham até 24 meses (novilhos precoces). O 1º lugar da etapa de Redenção ficou com a Agropecuária Santa Barbara Xinguara, com um lote de 108 machos, onde 85,2% apresentaram acabamento de carcaça mediano ou uniforme, 97,2% dos animais pesaram entre 17 e 21@ e 86% dos animais tinham até 24 meses (novilhos precoces). A Agropecuária Santa Barbara Xinguara também ficou com o prêmio de 2º lugar e recebeu, além dos troféus de 1º e 2º lugar, uma tonelada de produtos da DSM Tortuga e 50 doses de vacinas Bopriva, da Zoetis para castração. O 3º colocado foi Floresteca Brasil Ltda.
O Circuito Boi Verde já tem mais três etapas confirmadas para as cidades de Tangará da Serra (MT), dias 1 e 2 de setembro, Mineiros (GO) em 1 e 2 de outubro e Nova Andradina (MS) nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2015. 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar