Português
18 DE AGOSTO DE 2015. POR LAURA PIMENTA

Pecuária tem ainda excelentes oportunidades de otimização via melhoramento genético

Pecuária tem ainda excelentes oportunidades de otimização via melhoramento genético

É possível explorar muito mais a relação entre e genética e economia na atividade, de acordo com Sérgio De Zen, Professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP em palestra de abertura no segundo dia do 9ª Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas da ABCZ.
“Não nos espantamos quando ouvimos que o Brasil é o país líder em exportações de soja e cana, mas quando falamos da produção de carne temos uma percepção diferente quanto a sua lucratividade, basta comparar o preço de uma tonelada entre os produtos e veremos os potenciais”, ponderou Sérgio Zen.
Sérgio apresentou também uma ferramenta de tabulação de dados desenvolvida por mais de treze anos que permite um controle estratégico muito mais rentável ao produtor e com espaços para tecnologias atualizadas. “Quando falamos em cana e soja sempre se utiliza o que há de mais atual na genética, e precisamos pensar dessa mesma forma na pecuária, desde as pastagens até os dados zootécnicos“, analisou.
O superintendente de Comunicação da ABCZ, Juan Lebrón Casamada, comandou a mesa redonda do dia com Sérgio de Zen, Lenira El Faro Zadra, do Instituto de Zootecnia da APTA, Urbano Abreu, da Embrapa Pantanal e Carlos Henrique Cavallari Machado, da FAZU.
“Informação é essencial, além de garantir gerenciamento eficaz atrai investimentos para a atividade. O agronegócio brasileiro foi reinventado a partir de 1994, justamente  quando se passou a apurar e elaborar base de dados mais consistente”, analisou Juan. Iniciativas como o recém-criado MBA da FAZU e ABCZ teve destaque nas discussões, exatamente por preencher uma lacuna no dia a dia do gerenciamento das propriedades brasileiras por meio de ferramentas de Business Intelligence (BI).
“As Fazendas do país são empresas, diferentemente de Austrália e EUA, por exemplo. Precisamos capacitar os profissionais alto nível para lidar com um instrumental complexo, a altura da atividade, e terem capacidade para fazer uma eficaz avaliação simultânea entre aspectos econômicos e dados zootécnicos para extrair todo o potencial possível para a pecuária brasileira atingir níveis ainda maiores de excelência”, concluiu Juan.


Programação: 19 de agosto (4ª feira)
A Genômica na seleção das raças zebuínas.
8h - Estado da arte da seleção genômica nas raças zebuínas de corte e os desafios futuros. Luciana Correia de Almeida Regitano – Pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste
9h15 - Estado da arte da seleção genômica nas raças zebuínas leiteiras e os desafios futuros.Maria Gabriela Campolina D. Peixoto - Embrapa Gado de Leite
10h30 - Intervalo
11h às 12h - Mesa redonda - Moderador: Luiz A. Josahkian – ABCZ - Participantes: Luciana Correia de A. Regitano – Pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, Maria Gabriela Campolina D. Peixoto - Embrapa Gado de Leite e Vânia Maldini Pena - CBMG

Fabrício Trevisan

Texto Assessoria

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar