Português
14 DE AGOSTO DE 2015. POR MÁRCIA BENEVENUTO

ABCZ integra Fórum de Entidades vinculado ao MAPA

ABCZ integra Fórum de Entidades vinculado ao MAPA

O presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, participou ontem (13/08), em Brasília/DF, da reunião para o lançamento do FERAB (Fórum das Entidades Representativas do Agronegócio Brasileiro), que reúne executivos de associações e confederações de diversos segmentos produtivos do complexo agropecuário do país. O FERAB foi criado pela ministra Katia Abreu e vai atuar como um conselho para articulação de projetos e tomadas de decisões estratégicas relacionadas ao setor agro. 

Integram o FERAB, além da ABCZ, a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal - aves e suínos), Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), CeCafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil ) e CNC (Conselho Nacional do Café), CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Contag ( Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura ), Fórum Sucroenergético, OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), Viva Lácteos (cadeia do leite) e Sindan (Sindicado Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal).  

“É mais um importante canal de comunicação com o MAPA e onde poderemos colocar as necessidades e as questões específicas de cada complexo produtivo diretamente aos técnicos das áreas e para a própria Ministra”, diz Claudio Paranhos.  

Na ocasião a equipe da Ministra apresentou um balanço do primeiro semestre de sua gestão à frente do MAPA, e também expôs a recém-criada Aliança Nacional pela Inovação e Pesquisa Agropecuária que será coordenada pela Embrapa para o apoio aos milhares de estudos e pesquisas voltados ao setor agro e para a transferência efetiva do conhecimento gerado pela instituição aos produtores rurais.

“As entidades conhecem as demandas e o cotidiano das atividades do campo de perto, e cada vez mais os setores do Agro demandam tecnologia e inovações para ser manterem eficientes e sustentáveis. A efetiva atuação da Aliança deve atender essa carência”, concluiu Paranhos.

"Gostaríamos de ouvir as entidades para ter certeza de que estamos no caminho certo", disse durante abertura da primeira reunião do grupo, a Ministra Kátia Abreu. Sobre a Aliança ela afirmou: “Faremos uma reestruturação muito profunda na pesquisa, que será interessante para o futuro da agropecuária. Será um passo a mais em relação ao que a Embrapa já faz", disse a Ministra.





A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar