Português
11 DE AGOSTO DE 2015. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Conceitos de Melhoramento Genético são fortalecidos no Tocantins

Conceitos de Melhoramento Genético são fortalecidos no Tocantins

Foi realizado no Estado do Tocantins, no dia 8 de agosto no município de Araguaçú, o Dia de Campo do Nelore JAL.

O evento recebeu cerca de 200 convidados de diversas cidades da região na Fazenda Santa Cecília III.

Ao todo foram quase 8 horas de treinamento e atividades que contribuíram para a transferência de informações sobre diversos temas, como a importância do uso de genética zebuína de qualidade, a correta suplementação mineral, o manejo mais indicado para as pastagens da região e a necessidade de cuidar do bem estar animal. Na ocasião também foi apresentado aos pecuaristas tocantinenses um resumo da aplicação prática do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), com ênfase nos benefícios para impulsionar a produtividade e a funcionalidade dos rebanhos em geral. O Dia de Campo contou com apresentações teóricas e práticas, abordando as características genéticas dos animais e foram discutidas soluções para desafios do cotidiano da atividade pecuária.

O anfitrião do Dia de Campo, o criador José Luiz Sanches Boteon, diretor do Nelore Jal, disse que o evento promoveu o intercâmbio de conhecimento. “Nossa região ainda é carente de informações a respeito de tecnologias e novos sistemas de produção. Assim, o evento foi uma oportunidade especial para tirar dúvidas, fazer a apresentação do nosso projeto e mostrar que o investimento em tecnologia realmente gera bons resultados”, ressaltou José Luiz.

Um dos pontos altos do evento foi o da palestra sobre as vantagens do melhoramento genético. “De uma maneira geral, esse dia de campo foi de extrema importância para tornar público e claro aos pecuaristas que usam genética zebuína, qual é o potencial relacionado com o valor e qualidade que são conquistados no ato da aquisição de um touro registrado. A intenção é orientar e popularizar entre os profissionais que atuam nesse segmento comercial, os conceitos das ferramentas de melhoramento genético propostas pela ABCZ e as formas de interpretar e usar as mesmas no ato da compra dos reprodutores e matrizes”, explicou o palestrante, o técnico da ABCZ, José Ribeiro Martins Neto.

Aos produtores de genética, selecionadores de raças zebuínas que já conhecem e usam as ferramentas do PMGZ, o encontro serviu para aprofundar conhecimentos e avançar no entendimento do sistema de avaliação genética. “As informações a respeito de sumários e de provas zootécnicas podem atingir um nível de compreensão satisfatório de forma mais rápida com esses Dias de Campo e com o Circuito 100% PMGZ, por exemplo. Os técnicos da ABCZ também estão cada vez mais próximos dos criadores que eles atendem em suas regiões. Nós já notamos o interesse maior e a evolução dos rebanhos desses criadores que procuram manter-se atualizados, pois essa é uma demanda do mercado que exige cada vez mais informações sobre o produto que está sendo ofertado”, diz Ribeiro.

O técnico José Neto ainda afirmou que o mercado de touros do Tocantins tem melhorado, mas ainda há um grande território a ser ocupado. “O mercado de touros no Tocantins está excelente. Tanto em liquidez quanto em médias de preço, mas existe ainda um grande mercado a ser conquistado para o tourinho registrado e melhorador uma vez que o uso do touro cara limpa, que é o chamado cabeceira de boiada, ainda é da ordem de 70 a 80% do volume”, finaliza.













A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar