Pró-Genética estreia em SP para ampliar acesso à oferta de touros PO
A ABCZ participou pela primeira vez da AGRIFAM, Feira da Agricultura Familiar, realizada no município de Lençóis Paulista, em São Paulo. A 1ª oferta de touros zebuínos registrados aos produtores paulistas pelo Pró-Genética marcou a entrada do programa em mais uma unidade da federação. Na mesma data foi firmado um protocolo de intenções entre a entidade e o Governo paulista. O documento foi firmado pelo secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim e o diretor do Pró-Genética da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Junior, tendo como testemunha o Secretário de Justiça de São Paulo, Sr. Aloísio de Toledo César. Prestigiaram a cerimônia o diretor da ABCZ Vilemondes Garcia de Andrade filho, o conselheiro da entidade em Minas Gerais, Fabiano França Mendonça, o gerente de Melhoramento/Pró-Genética, Lauro Fraga Almeida e o responsável pelo ETR de Bauru, Eric Costa. São Paulo é o 14º estado a assinar o convênio de cooperação técnica com a associação. O acordo garante apoio técnico da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) ao pequeno produtor rural que investir em melhoramento genético por meio do Pró-Genética. “A extensão rural é fundamental para que o projeto dê certo. Por isso a parceria com os governos estaduais é tão importante”, afirma Rivaldo Machado Borges Junior, diretor do programa Pró-Genética da ABCZ.
Para Borges, a AGRIFAM 2015 foi uma grande oportunidade de abrir o mercado de São Paulo, pois os resultados obtidos até agora nos outros estados comprovam que o investimento em genética zebuína alavanca a economia do pequeno produtor rural.
O presidente da Fetaesp e idealizador da feira, Braz Albertini, comemorou a chegada da ABCZ para o rol de expositores da AGRIFAM. “É uma importante oportunidade para os pequenos produtores paulistas de carne e leite terem acesso a tecnologias que permitam a compra de reprodutores para o melhoramento genético de seu plantel”, afirmou Albertini.
Na feira de Lençóis Paulista foram comercializados 4 de 13 touros ofertados, pela média de R$ 6.250,00. Em São Paulo já foi agendado o Pró-Genética de Botucatu no dia 26/11 e estão sendo definidas as datas para os eventos de Lins e Barretos.