Uberaba recebe pela primeira vez Circuito ExpoCorte
Uberaba receberá este ano pela primeira vez uma etapa do Circuito ExpoCorte, evento que percorre os principais polos de produção pecuária do País para difundir tecnologia e fomentar discussões sobre a cadeia produtiva da carne. Será nos dias 24 e 25 de setembro, no Parque Fernando Costa, como parte da programação da Expoinel Nacional, que ocorre de 17 a 27 de setembro, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
A Prefeitura Municipal de Uberaba anunciou oficialmente o apoio ao evento, que trará informações e tecnologias para aumentar a produtividade da atividade pecuária. “Uberaba é referência em agronegócio. Somos pioneiros em inovações para pecuária e não poderíamos ficar de fora de um evento deste porte. A Prefeitura apoiará o evento visando, principalmente, o incentivo ao setor. É um evento de reconhecimento nacional e que trará benefícios para a cidade, movimentando o comércio local e levando aos investidores do setor diversas oportunidades de negócio”, afirmou o prefeito Paulo Piau durante o lançamento oficial, ontem (21/7), em Uberaba.
“Esperamos que o Circuito ExpoCorte se fixe em Uberaba e fortaleça ainda mais os eventos do setor do agronegócio”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, José Renato Gomes ao anunciar o apoio da Prefeitura.
Além de ser a primeira vez que o evento ocorre em Uberaba, nos dias 24 e 25 de setembro, outra novidade é que o Circuito ExpoCorte fará parte da 44ª Exposição Internacional do Nelore – Expoinel, fruto de uma parceira da Verum, empresa que promove o Circuito com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
“A Expoinel é a maior exposição de Nelore do Brasil, e Uberaba um centro de referência em termos de genética zebuína e ensino de ciências agrárias. A parceria entre ACNB, ABCZ e Verum, com o apoio da Prefeitura de Uberaba, trará para a cidade o Circuito ExpoCorte, que tem sido sucesso nos principais centros pecuários do país. Com a iniciativa pretendemos contribuir para o aperfeiçoamento da pecuária regional e nacional, ampliar a abrangência da Expoinel e atrair ainda mais visitantes para Uberaba”, destacou o gerente executivo da ACNB, André Locateli.
“A proposta é inovadora ao agregar conteúdo a um evento do porte da Expoinel Nacional, aproximando cada vez mais a pecuária de produção e a pecuária de elite. Com isso, conseguiremos atrair novos participantes para a Expoinel e oferecer discussões e aplicação de tecnologia a quem já tradicionalmente participa do evento”, afirmou a diretora da Verum Eventos, Carla Tuccilio.
“Esta é a primeira vez que receberemos o Circuito ExpoCorte em Uberaba e tenho certeza de que será um grande sucesso. Não só pelo fato de ser realizado dentro de uma das principais exposições da raça nelore, que é a Expoinel, organizada pela ACNB, como também pelo fato de ser um evento que leva informação e conteúdo de qualidade ao setor e aos pecuaristas. O Circuito ExpoCorte está alinhado a missão da ABCZ e por isso apoia o que pode agregar conteúdo para aumentar a produtividade da pecuária”, disse o Superintendente de Marketing da ABCZ, Juan Lebron durante o lançamento.
Para o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges, diante da pressão ambiental para se produzir mais em um mesmo espaço para atender toda a demanda por carne, o conceito de que é preciso investir em tecnologia veio para ficar. “E é justamente isso que trazem eventos como o Circuito ExpoCorte e Expoinel”.
Sobre o Circuito ExpoCorte
A edição deste ano do Circuito ExpoCorte discutirá como conseguir o boi 7.7.7, parâmetro de produção que preconiza a busca por animais com 7@ na desmama, 7@ na recria, 7@ na engorda e terminação e abate com 21@ aos 24 meses. O conceito, desenvolvido por pesquisadores do Polo Regional da Alta Mogiana, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo, permite produzir mais e melhor em menos tempo (no sistema tradicional, são necessários, no mínimo, três anos que para o animal atinja 18@), podendo aumentar em até 30% os lucros do pecuarista.
Em dois dias de workshop, palestras e discussões aprofundam as diversas etapas da vida do animal para obter o boi 7.7.7: ambiente produtivo, 7@ da vaca ao desmame, 7@ do desmame ao boi magro e 7@ do boi magro ao boi gordo.
Junto com o workshop, os participantes do Circuito ExpoCorte poderão conferir as novidades tecnológicas apresentadas por empresas de referência na pecuária que participam da feira de negócios que compõe o evento.
Além da etapa em Uberaba no mês de setembro, o Circuito ExpoCorte 2015 já foi realizado em Cuiabá (MT) no mês de março com a participação de 1.100 pessoas, dentre as quais 90% pecuaristas. A próxima etapa será em Campo Grande (MS) em 29 e 30 julho, Araguaína (TO) em 29 e 30 de outubro, finalizando com Ji-Paraná (RO), em 25 e 26 de novembro.
Mais informações www.circuitoexpocorte.com.br e www.facebook.com/verumeventos.
Sobre a Expoinel
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), todos os anos, fecha o ano-calendário de exposições com a realização da Expoinel - evento que nos últimos anos se posicionou como o maior da raça Nelore no Brasil, de participação obrigatória para criadores e expositores que disputam o Ranking Nacional Nelore. A exposição é realizada sempre no mês de setembro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).
A ACNB promove dez dias de exposição com aproximadamente mil animais da raça Nelore. Durante a semana acontece a entrada dos animais no parque, as pesagens e diagnósticos de gestação, os julgamentos do Nelore e Nelore Mocho, 10 leilões oficiais e, neste ano, o Circuito ExpoCorte. A Expoinel está em sua 44ª edição e, há 3 anos, abriga também a Expobrahman, realizada pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB). Mais informações www.nelore.org.br e www.facebook.com/neloredobrasiloficial