Português
13 DE JULHO DE 2015. POR LARISSA VIEIRA

Espírito Santo sedia Dia de Campo, Capacitação e Circuito PMGZ

Espírito Santo sedia Dia de Campo, Capacitação e Circuito PMGZ

Melhoramento genético das raças zebuínas foi o tema central de três eventos ocorridos entre os dias 9 e 11 de julho, no Espírito Santo. Criadores de diversas regiões do Estado participaram do Circuito 100% PMGZ, do Curso de Capacitação em Melhoramento Genético e do Dia de Campo na Fazenda Paraíso. Para os criadores capixabas, os eventos trouxeram informações relevantes para o sistema de seleção das raças zebuínas já que a demanda por animais melhoradores tem aumentado na região. O Estado tem um rebanho bovino de mais de 2 milhões de cabeças (sendo quase 1,7 milhão para corte).
A 8ª etapa do Circuito 100% PMGZ, que abriu a série de eventos da ABCZ em terras capixabas, teve palestras sobre a utilização do PMGZ como ferramenta seleção, tendo a sustentabilidade como foco, e sobre como a genética pode contribuir para a produção de carne e leite sustentável. As palestras foram ministradas pelo gerente comercial do PMGZ Cristiano Botelho e pelo pesquisador da Embrapa e consultor do programa Fernando Flores. Já a Capacitação do PMGZ, ocorrida no dia 10 de julho, teve a participação de 40 pessoas. Comandando pelo gerente do PMGZ e técnico da ABCZ Roberto Winkler, o curso teve explicação sobre os conceitos de melhoramento genético, as provas zootécnicas, as avaliações genéticas e a interpretação dos dados, tendências e possibilidades de diagnóstico e recomendações.
O Dia de Campo do PMGZ na Fazenda Paraíso, em Vila Velha (ES), no dia 11, encerrou a maratona da ABCZ no Espírito Santo. Cerca de 70 pessoas conheceram o projeto pecuário da Heringer, que seleciona a raça Nelore, e também receberam informações sobre manejo de pastagens e bem-estar animal. A gerente do PMGZ Leite, Bruna Hortolani, falou sobre a possibilidade de melhorar a produtividade do rebanho utilizando de forma correta as ferramentas de seleção do PMGZ. Um estudo realizado recentemente pelo CEPEA comprovou que o uso de touros melhoradores aumenta a rentabilidade do negócio quando comparado a fazendas que não utilizam animais de alta qualidade genética.
As outras palestras do Dia de Campo do PMGZ foram “Adubação e Renovação de Pastagem”, ministrada pelo representante da Heringer Humberto Luiz Wernesbach, e “Intensificação tecnológica e produtividade pecuária”, tema abordado pelo representante da Tortuga DSM Wyllyan Gaede. A programação foi finalizada com uma apresentação técnica dos animais da fazenda que participam do PMGZ. As explicações sobre o rebanho foram dadas por Bruna Hortolani e Roberto Winkler.
O próximo Dia de Campo do PMGZ está agendado para a primeira semana de agosto, em Palmas (TO).

 













A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar