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03 DE JULHO DE 2015. POR LAURA PIMENTA

Apex-Brasil renova convênio com ABCZ

Apex-Brasil renova convênio com ABCZ

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou uma rodada de assinaturas de convênios com entidades setoriais já parceiras da Agência na manhã desta sexta-feira (03/07), em São Paulo/SP, dentre elas, a ABCZ para continuidade do projeto de exportação Brazilian Cattle. 

As renovações de contrato com novos valores, planos de ações, metas e projeção de resultados, devem contribuir para o aumento das exportações brasileiras. Juntos, os seis projetos com convênios renovados pela APEX-Brasil exportaram US$ 2,3 bilhões em 2014 e, sozinhos, apresentam crescimento constante ao longo dos últimos anos. 
O projeto Brazilian Cattle, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) exportou mais de US$ 420 milhões em 2014 e tem foco na promoção da genética zebuína brasileira nos países tropicais que são mercados-alvo do projeto, bem como os criatórios associados à entidade e os produtos e tecnologia relacionados à zebuinocultura brasileira. Este é um projeto que tem forte foco na exportação de tecnologia que levou o Brasil a ser o maior exportador de carne do mundo e apresenta excelente retorno: para cada dólar investido pela Apex-Brasil o projeto produziu US$ 795,05. Além disso, o projeto registrou 85% de crescimento nos últimos quatro anos.
Durante o evento, a ABCZ foi representada pelo Superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, Juan Lebron e a gerente de Relações Internacionais, Enilice Garbellini.

Conheça os outros projetos:
O projeto Brazil Machinery Solutions, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), exportou quase US$ 1,2 bilhões em 2014. O Brasil possui o segundo maior setor industrial nas Américas, atrás dos EUA. Destaque para a indústria automotiva, petroquímica, máquinas eletrônicas, cimento e construção, aeronaves, têxtil, alimentos e bebidas, mineração, bens de consumo duráveis. Os mercados prioritários são África do Sul, Angola, Gana, Moçambique, Quênia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá, Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela, Índia e Rússia.

Focado no processo de internacionalização de empresas brasileiras do setor farmacêutico como caminho para a geração de negócios, capacitação tecnológica, adequação a regras sanitárias dos mercados-alvo e formação de redes de parceiros no exterior, o projeto Brazilian Pharma Solutions (BPS), desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) superou US$ 341 milhões em exportações em 2014, representando 18,9% de tudo que o setor exportou no ano. A nova fase da parceria aposta na segmentação das empresas entre Farmacêutica, Farmoquímica, Biotecnologia e Saúde Animal e também por maturidade exportadora para brigar nos mercados nas Américas (Colômbia, Venezuela, México, Peru, Estados Unidos, Canadá, Chile, Equador), Angola, Moçambique, Arábia Saudita, Irã, Japão, Tailândia, Alemanha e Polônia, entre outros.

Diversos setores
Com um mercado mundial que movimenta em torno de US$ 64 bilhões e apresentando taxa de crescimento anual de 10% nos mercados alvo definidos, o projeto setorial Organics Brasil, desenvolvido em parceria com o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), mostra sua força: suas exportações aumentaram 340% entre 2010 e 2014 (de US$ 50 milhões para US$ 220 milhões), um retorno de US$ 474,38 por dólar investido pela Agência. O projeto abrange produtos agrícolas, agroecológicos, agroindustriais e têxteis, o que aumenta suas oportunidades e ajuda a enfrentar desafios como barreiras institucionais, técnicas e tarifárias.
Responsável por mais de US$ 108 milhões em exportações em 2014, com crescimento de 12,5% em relação a 2013 e representando mais de 69% do que o setor exporta, o projeto setorial Happy Goods Baked in Brasil, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), entra na nova fase com 10 novas empresas, foco no aumento das exportações de biscoitos, massas alimentícias, pães industrializados e outros derivados do trigo, na inserção e no avanço de empresas do setor em cadeias produtivas globais, na diversificação de produtos, serviços e mercados e em agregar volume e valor à pauta do comércio exterior brasileiro.
Com 107% de crescimento nas exportações entre 2011 e 2014, saltando de pouco mais de US$ 16 milhões para US$ 33,9 milhões, o projeto setorial Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), buscará fortalecer a presença em mercados tradicionais e o aumento da competitividade das empresas participantes. Para isso, a aposta mais forte é na presença em feiras internacionais, realizadas dentro e fora do Brasil, já que nesses ambientes foram realizados 40% dos negócios envolvendo as galerias participantes do projeto.

Informações:
Imprensa – Apex-Brasil
(61) 3426-0775 – imprensa@apexbrasil.com.br

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