Profissionais de Saúde Animal são treinados sobre mastite
Um grupo de técnicos, médicos veterinários, zootecnistas e biólogos do setor privado serão treinados para fazer extensão junto aos produtores de leite
Uma parceira entre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), órgão ligado ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e o setor privado possibilitou a promoção de um curso para profissionais do setor de saúde animal que prestam atendimento a produtores de leite.
Nos dias 7 e 8 de julho, técnicos de uma indústria de medicamentos veterinários passarão por um treinamento sobre “Mastite e Qualidade do Leite”, ministrado por profissionais da instituição pública. A atividade acontecerá no Campo Experimental “José Henrique Bruschi”, localizado no município de Coronel Pacheco (MG), e na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG).
Gabriel Sandoval, especialista da empresa parceira, com sedes em Jaboticabal e Ribeirão Preto/SP, e um dos coordenadores do evento, acredita em resultados positivos para o setor leiteiro. “A qualificação visa expandir e incrementar os conhecimentos de nossa equipe técnica para que seus membros possam multiplicar as informações aos produtores, aumentando a produtividade em suas fazendas e, consequentemente, a qualidade do leite produzido. O avanço tecnológico que vivemos, atualmente, está cada vez maior, por isso, é importante que o técnico esteja pronto para enfrentar os desafios da atividade leiteira, implantar mudanças na propriedade e contribuir para uma pecuária mais forte e lucrativa”, afirma.
Conteúdo
O grupo integrante do curso vai participar de capacitações em diferentes módulos. Entre os tópicos que serão abordados estão o cenário da mastite bovina no Brasil e no mundo, legislação e tendências do mercado, principais causas e fontes de infecção, programa de controle e prevenção, boas práticas na ordenha e o leque de fármacoveterinários registrados pelo MAPA. O treinamento também contará com uma atividade prática – realização de testes de detecção e identificação da doença – e uma visita ao laboratório de qualidade do leite da Embrapa. Os palestrantes serão Guilherme Souza, mestre em Medicina Veterinária e doutor em Ciência Animal, e Marcelo Alvarenga, engenheiro de alimentos e doutor em Ciência de Alimentos.