FAZU reúne referências e inicia reestruturação para formação de líderes
A FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) dá início neste mês de junho a uma completa reestruturação de sua visão como instituição de Ensino Superior. O objetivo da reestruturação, proposta pela ABCZ – instituidora da faculdade - é agregar ao ensino da FAZU, que já é referência na área técnica, a formação de profissionais com visão de gestão prática e especializada de empresas agropecuárias, bem como a formação de líderes para atuar no Agronegócio, a fim de que a FAZU se consolide como referência nacional e internacional no estudo da produção de alimentos, fibras e energia nos trópicos.
Para atender a este objetivo, o primeiro passo da reestruturação foi a formação de um Conselho formado por cinco professores sêniores, responsáveis a partir de agora por departamentos específicos para produção de conteúdo e ensino nas áreas de: Produção Animal, Produção Vegetal, Gestão do Agronegócio e Tecnologias Agroindustriais e Desenvolvimento e Análise de Políticas de Agronegócios.
Estes professores serão responsáveis por liderar um processo de mudança cultural do ensino, visando oportunizar aos alunos um contato diário com as práticas e casos reais de empresas, para buscarem solução além da ciência, garantindo assim uma formação mais ampla, especialmente aos Agrônomos e Zootecnistas graduados pela FAZU.
A primeira reunião deste grupo foi realizada na manhã desta terça-feira (16/06), no campus da FAZU, com a presença do presidente da ABCZ Luiz Claudio Paranhos. À frente do grupo de professores sêniores, está o professor Ruy Caldas, doutor em Bioquímica vegetal/cultura de tecidos (Ohio State University. O.S.U. – Estados Unidos), com ampla experiência como diretor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB e pesquisas na área de análise genômica de plantas e microorganismos. Também compõem este grupo outros grandes pensadores do Agronegócio, como o professor Dr. Sergio De Zen (CEPEA/USP), Dr. Geraldo Sant`Ana de C. Barros (Esalq/USP), Dr. Celso Boin (USP), Fernando Cury (USP) e Adilson Aguiar (FAZU). A reunião contou ainda com a presença do diretor Acadêmico da faculdade, Carlos Henrique Cavallari Machado, do diretor da FUNDAGRI, Fabio Melo Borges, do supervisor Acadêmico e professor Alexandre Bisinoto e do consultor administrativo Juan Lebron.
Um dos pontos que será formatado por este grupo é um projeto de Bolsas de Estudos, que contemplarão, sobretudo, os filhos dos associados da
ABCZ. “Queremos atrair para a FAZU cada vez mais jovens com talento e potencial para transformar o Agronegócio Brasileiro. E uma das formas de incentivar e atrair estes jovens é através de um programa de bolsas com critérios específicos”, pontuou o presidente da ABCZ durante a reunião.
Para o diretor Acadêmico da FAZU, professor Carlos Henrique, a orientação desse grupo de professores renomados será de grande valia para motivar alunos, professores e colaboradores da FAZU. “Entre os pontos que serão trabalhados neste próximo semestre, especialmente com o apoio do professor Ruy Caldas, está a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI - da faculdade, ou seja, um planejamento das ações da faculdade para os próximos cinco anos, que será apresentado ao MEC no final de 2015”, explica.