Português
03 DE JUNHO DE 2015. POR LARISSA VIEIRA

Lançada Frente Parlamentar pela Valorização do Setor de Bovinocultura do Leite

Lançada Frente Parlamentar pela Valorização do Setor de Bovinocultura do Leite

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Leite - 1º de junho - parlamentares, produtores e representantes do setor lácteo celebraram mais uma conquista: o lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor de Bovinocultura do Leite na Câmara dos Deputados. 

Criada com o objetivo de discutir, elaborar e propor a tramitação de propostas que incentivem a indústria láctea e a democratização do acesso regular e permanente de todos os brasileiros ao consumo de leite de qualidade, a Frente foi lançada durante o “Brasília FestLeite”, no Museu da República, em Brasília.

Para Carlos Magno, assessor técnico da Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a criação da Frente veio em momento oportuno, uma vez que o setor tem sofrido achatamento nas margens tanto na produção primária quanto industrial. “Os estudos deste grupo de trabalho vai apontar os gargalos e indicar os melhores caminhos para melhorar a produtividade e a competitividade, auxiliar a área técnica e aumentar o consumo do produto”, justificou.

O presidente da Frente, deputado Celso Maldaner (PMDB/SC), acrescentou que uma das grandes preocupações do setor se refere à busca de diretrizes para equilibrar o mercado interno, considerando que o consumo de leite no País não acompanhou o aumento da produção, que na última década foi de 4,5% ao ano.  “O setor trabalha para estimular esse consumo e aumentar as exportações e rever o atual desiquilíbrio no mercado. O preço pago ao produtor caiu 15%, do ano passado para cá. Precisamos reverter esse quadro. A maneira mais eficaz de beneficiar o produtor é melhorar a competitividade da indústria”, disse.

Outra ação que a Frente Parlamentar quer implementar é trabalhar no esclarecimento à  sociedade sobre os benefícios nutricionais do leite, bem como a qualidade, enfatizando os rigorosos controles sanitários pelos quais passa o produto em todas as suas etapas de produção. 

Brasília FestLeite – Ocorrido no domingo (31/05) e na segunda-feira, (1º/06), com a finalidade de fortalecer a imagem do produto, aproximar e ampliar a importância do leite, o Brasília FestLeite teve  dois momentos distintos: o primeiro foi a Maratona do Leite, no dia 31 de maio, no Eixo da Asa Norte. Como todos os domingos, a área é fechada ao tráfego de carros  e fica voltada apenas para o lazer. Os organizadores do evento aproveitaram a grande afluência do público para levar informações obre o setor pecuário  e produtos lácteos relacionados à saúde e ao esporte.
O segundo momento foi marcado pela comemoração do Dia Internacional do Leite,  na segunda-feira, no Museu da República, quando os representantes de laticínios debateram os principais pontos do atual estágio da pecuária leiteira. Representantes dos órgãos  públicos e privados puderam, então, buscar pontos de convergência para a solução dos atuais problemas. O Dia Internacional do Leite foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 2001, com o objetivo de alertar a população sobre a importância do leite em uma alimentação equilibrada, e, promover o seu consumo.

 

Fonte: CNA

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar