Salvador recebe Circuito 100% PMGZ
Depois do Distrito Federal, onde o Circuito recebeu mais de 100 pessoas, o evento está sendo realizado no Salão Itapoan, do Bahia Othon Palace com cerca de 50 pessoas.
Produtividade e sustentabilidade na pecuária são os temas do Circuito 100% PMGZ em Salvador
Salvador recebe, hoje, mais uma etapa do Circuito 100% PMGZ, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no Bahia Othon Hotel – Avenida Oceânica, 2.294, em Salvador (BA). O evento reúne importantes nomes da produção e de pesquisa científica para o melhoramento genético bovino, abordando o aumento da produtividade e a sustentabilidade na pecuária.
O evento conta com nomes importantes da produção pecuária nacional, tais como Cristiano Botelho, gerente comercial PMGZ (Programa de Melhoramento Genético Zebuínos); Roberto Winkler, gerente ETR – Vitória; José Aurélio Garcia Bergmann, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Rosendo Machado Lopes, médico veterinário especialista em nutrição de ruminantes da DSM Tortuga.
O aumento de produtividade é o foco principal nos trabalhos de melhoramento genético, diz o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos. Para o dirigente, as taxas atuais de lotação das fazendas destinadas à pecuária no Brasil, que giram em torno de 0,9 unidade animal/hectare, podem dobrar rapidamente. Para isso, a qualidade da genética bovina e a gestão sustentável das propriedades rurais são essenciais.
Sobre o PMGZ – O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto e melhorar a relação custo/benefício. Disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos inscritos em suas provas zootécnicas.
Completando 21 anos em 2014, o PMGZ conta com uma base de dados que começou a ser construída em 1968. Desde então, foram estudados 1,8 mil rebanhos. Hoje o programa é constituído por 280 mil matrizes ativas e tem a entrada de mais de 230 mil novos animais por ano. Em volume, já deixou para trás a marca dos 9 milhões de indivíduos avaliados – o maior banco de dados de raças zebuínas do mundo.
“Toda nossa expertise em melhoramento genético, avalizada por esse enorme banco de informações que detemos, estará à disposição dos presentes à etapa de Recife do Circuito 100% PMGZ. Além disso, debateremos o que há de mais atual na produção de carne e leite no País, unindo diferentes elos da cadeia pecuária, como produtores, indústria frigorífica, pesquisadores e empresas de pastagem e nutrição”, enfatiza o gerente comercial do PMGZ, Cristiano Botelho.
Confira a programação da etapa de Salvador do Circuito 100% PMGZ:
11h00 -
Palestra: “O PMGZ como ferramenta no contexto da Sustentabilidade” – Cristiano Botelho – Gerente Comercial PMGZ e
Roberto Winkler - Gerente ETR - Vitória
11h30 -
Palestra: Como a genética pode contribuir para a produção de carne e leite sustentável? – José Aurélio Garcia Bergmann – Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Convidado especial
Rosendo Machado Lopes – Medico Veterinário Especialista em Nutrição de Ruminantes – DSM Tortuga
12h00 - Almoço