Ministro diz que a produção de carne é importante para o avanço do país
O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo esteve presente na 81ª ExpoZebu. A visita fez parte da sua agenda pela cidade na última sexta-feira (08/05).
Durante a sua passagem, o presidente da ABCZ Luiz Claudio Paranhos e o superintendente Técnico, Luiz Antonio Josakian apresentaram ao ministro o projeto sobre a “Aplicação da genômica na seleção das raças zebuínas”.
Paranhos deu inicio a apresentação do estudo feito em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), destacando que o rebanho brasileiro é considerado o mais importante do mundo e por isso merece uma atenção especial. “A ABCZ conta com um corpo técnico que ultrapassa cem profissionais que visitam anualmente mais de 13 mil propriedades. A ABCZ é um agente de melhoramento genético do rebanho brasileiro e por isso, temos o imenso potencial para avançar, mas para isso, é necessário explorar a ciência e a tecnologia para ampliação dessa genética”. A apresentação foi assistida por diretores, políticos, representantes de associações ligadas à ABCZ e alguns convidados.
Aldo Rebelo demostrou grande interesse pelo projeto, que segue em fase de fechamento. Ele declarou que reconhece o importante papel da ABCZ e do Zebu dentro da pecuária. “Eu qualifico o Zebu e Uberaba como uma dádiva para o Brasil. Antes éramos importadores de alimentos e hoje, conseguimos exportar carne, que até então era muito restrita. Isso é resultado da ampliação do rebanho que vem passando por uma democratização”, comentou.
Em suas palavras finais, o ministro disse ter boas perspectivas em relação ao Brasil e que esse fator positivo deve alavancar o país como base na produção de carne e alimentos como um todo. “Temos um país que produz alimento e por isso temos um status de geopolítico. O Brasil irá continuar com esse status que contribuirá não só para a população interna, mas para todo o mundo”.
O ministro teve a oportunidade ainda de conhecer a estrutura administrativa da ABCZ, entre essa o banco de dados de zebuínos, considerado o mais moderno e maior do mundo. Antes da sua ida, Aldo Rebelo, ao lado do prefeito de Uberaba, Paulo Piau e de alguns lideres políticos e da pecuária nacional percorreram o parque durante as atividades da 81ª Expozebu.
A feira, que termina neste domingo (10/05), conta com patrocínio do Banco do Brasil, Coca-Cola, DSM Tortuga, Dow AgroSciences e Marfrig e o apoio da Vale, Governo de Minas Gerais, SENAR, CEMIG, APEX Brasil, FAZU e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).