Português
07 DE MAIO DE 2015. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Criadores de Indubrasil traçam estratégias para a raça

Criadores de Indubrasil traçam estratégias para a raça

Diretores da Indubrasil e criadores se reuniram na sede da ABCZ para falar sobre os caminhos que devem ser trilhados para fortalecer o trabalho de seleção da raça e promover a expansão do rebanho em nível nacional.

O encontro foi coordenado pelo presidente da ABCI, Roberto Goes e contou com as presenças de diretores, técnicos e associados da entidade promocional.

Entre os temas inseridos na pauta foram destacados os objetivos de preservar o conceito de seleção do gado de dupla aptidão e potencializar a geração de dados zootécnicos para estreitar a distância da pista até o rebanho comercial que está no campo, trabalhando para avançar em precocidade preservando a força da rusticidade e o caráter longevo dos animais.   

Nas questões técnicas o grupo conversou sobre as necessidades de adequações de características raciais e morfológicas relacionadas aos aprumos, umbigo, pigmentação e pelagens. Entraram em consenso para fornecer argumentos que devem ser conduzidos ao Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e analisados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Ainda foram abordados assuntos relacionados ao foco que a associação vai definir para manter a raça em expansão no mercado e estimular a demanda, além de atrair novos associados que já preservam rebanhos importantes, mas que ainda não fazem registro. Uma das metas envolve a divulgação da docilidade dos animais Indubrasil, da facilidade de parto das fêmeas e da eficiência econômica dos rebanhos que utilizam essa genética.  

A ABCI debateu pautas para a revista Indubrasil que foi lançada na ExpoZebu. A publicação será mais uma ferramenta para promover as vantagens da raça.

“Nós conseguimos fazer o esboço de uma agenda de trabalho. Além das questões já registradas temos que mostrar nossos resultados de tantos anos de dedicação, agora com a aplicação do PMGZ que passa a ser o programa oficial da ABCI e reivindicar atenção para abertura de protocolos sanitários que são fundamentais para a raça evoluir no mercado internacional que já conhece e usa a genética do Indubrasil e onde ela é desejada”, diz o presidente Goes.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar