Protocolos sanitários destacam-se agenda da FICEBU na Expozebu
ABCZ, FICEBU (Federação Internacional de Criadores de Zebu), AMCC e Asocebú da Venezuela reuniram-se hoje (06/05) durante a Expozebu, em Uberaba (MG), para discutir temas importantes para a cadeia da carne/leite bovina.
Pela ABCZ, participaram o presidente Luiz Claudio Paranhos e o diretor de Relações Internacionais Antônio Pitangui de Salvo. Também estavam presentes Erik Abrahamsson Blankenship, presidente da FICEBU e diretor da AMCC e José Antonio Carrasquero, presidente da Asocebu Venezuela.
Há 11 anos, a Expozebu é palco das reuniões das entidades para discutir temas ligados ao melhoramento genético, valorização e exportação das raças zebuínas em países tipicamente tropicais.
A pauta da reunião foi ampla, incluído temas como Pró-Genética, comércio internacional e, especialmente, protocolos sanitários entre os países. “Não podemos apenas pensar no mercado interno. Há muita oportunidade para a genética zebuína brasileira para os países latino-americanos”, explica o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos.
Erik Blankenship destacou o interesse do México na abertura de protocolos sanitários com o Brasil. “Agradecemos a hospitalidade que a ABCZ sempre tem conosco. Nosso trabalho busca a abertura de mercado para a genética e carne zebuína e o Brasil é um líder nessa área”, disse o presidente da FICEBU.
“O Pró- Genética é uma importante ferramenta para proporcionar aos criadores a genética que traz rentabilidade. Com a assinatura de protocolos sanitários o comércio com outros países será impulsionado.”, disse Antônio Pitangui de Salvo, diretor de Relações Internacionais da ABCZ.