Português
05 DE MAIO DE 2015. POR SABRINA ALVES

ABCZ faz homenagem ao fotógrafo João Shroden Júnior

ABCZ faz homenagem ao fotógrafo João Shroden Júnior

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (04/05), a cerimônia de descerramento da placa da Galeria dos Campões das ExpoZebus. O fotógrafo João Shroden, primeiro fotógrafo da ABCZ, foi homenageado pelo trabalho prestado à ABCZ durante mais de 40 anos.

Familiares, diretores e amigos do fotógrafo estiveram presentes na cerimônia que aconteceu na área que integra o Salão Nobre da ABCZ, onde estão todas as fotografias dos Grandes Campeões das exposições.

A proposta da homenagem foi o vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges. Ele contou que a Galeria foi idealizada ainda na década de 80, quando exercia a função de diretor técnico na gestão do ex-presidente Nilton Camargo Araújo. “Já na primeira exposição, em 1935 é possível ver registrada a assinatura do sr. João Shroden. Ainda em atividade tive o prazer de conhece-lo na fazenda do meu pai e pude acompanhar o trabalho dele. Ele foi um grande profissional e um grande homem”, diz.

Filhos, genros, noras e netos que estavam presentes foram representados pela filha, Maria Helena Shroden. Emocionada, ela agradeceu a homenagem prestada ao pai. “Agradeço em nome de toda a família a homenagem prestada. Agora todos poderão prestigiar o seu trabalho. Aqui está parte do seu acervo fotográfico desde o tempo da Sociedade Rural do Triângulo mineiro”, relata.

O evento fez parte da programação da 81ª ExpoZebu que conta com patrocínio do Banco do Brasil, Coca-Cola, DSM Tortuga, Dow AgroSciences e Marfrig e o apoio da Vale, Governo de Minas Gerais, SENAR, CEMIG, APEX Brasil, FAZU e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 História

João Shroden Júnior foi um dos primeiros fotógrafos cineastas do Brasil, ainda na década 20, sendo reconhecido em todo o Brasil. Nascido na Alemanha, João chegou no Brasil em 1921, ao lado de seus pais e irmãos, durante a 1ª Guerra Mundial.

Shroden, como era chamado, se dedicou à ABCZ e o seu trabalho sempre foi uma dos mais apreciados pela qualidade e técnica usada que ia além de seu tempo. Segundo informações, ele foi idealizador de uma técnica, hoje pertencente à Kodak, onde impedia que o tom amarelado aparecesse com o tempo nas fotografias impressas.

A história do fotógrafo uberabense junto à ABCZ também é marcada através de seu filho, o arquiteto Wagner Shroden. Ele foi o responsável pelo projeto de execução da sede da administração da ABCZ, do Parque Fernando Costa, e do projeto inicial do campus da Faculdade Associadas de Uberaba (FAZU).

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar