Português
04 DE MAIO DE 2015. POR SABRINA ALVES

História, produção e sustentabilidade compõem a 32ª Mostra do Museu do Zebu

História, produção e sustentabilidade compõem a 32ª Mostra do Museu do Zebu

A 32ª Mostra “A Produtividade do Zebu: Das origens à Era Virtual” marcou a abertura das atividades que serão promovidas pelo Museu do Zebu - Edílson Lamartine Mendes, durante a 81ª ExpoZebu.

O lançamento, que tem a direção da presidente do Conselho Curador do Museu, Dionir Dias de Oliveira Andrade, aconteceu na manhã deste domingo (03/05). A cerimônia foi aberta com a apresentação do Coral Maracanã composto por alunos com idade entre 7 a 16 anos.

A mostra representa todos os registros feitos na história do zebu no Brasil, desde a sua chegada eternizado na época pelas primeiras fotografias expostas, até a era digital com a apresentação do Centro de Referência da Pecuária Brasileira (CRPB), lançado no dia 02 de maio.

“A proposta é fazer uma ligação do registro inicial do gado zebu até os dados atuais. Com essa mostra será possível buscar informações para que a pecuária possa evoluir e produzir cada vez mais com sustentabilidade. A mostra continuará exposta durante todo o ano e faz esse link direto - produção com sustentabilidade, e, através do portal CRPB, terá a possibilidade de se caminhar por toda essa trajetória, da origem até os dados atuais”, explica Dionir.

O presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, que esteve no lançamento da mostra ao lado do seu pai, Fernando Paranhos, reforçou que a exposição resgata a história da pecuária zebuína. “Para nós, essa mostra é fundamental, temos aqui registros históricos do sucesso da Pecuária nacional. As novas gerações poderão agora ter conhecimento do trabalho e trajetória das antigas gerações que viveram no século passado e que foram responsáveis pela propagação do zebu no país. Esses registros são raridades e, por isso, nos orgulhamos desse trabalho”, diz.  

O 1º vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges,  lembrou durante a cerimônia que o Museu do Zebu é um dos pontos mais importantes para a história da entidade e a mostra veio para reforçar esse momentos registrados. “O Museu está instalado na primeira construção feita no Parque Fernando Costa e o seu registro também é importante para a história”.

A mostra foi prestigiada ainda pelo 2º vice-presidente Gabriel Prata Rezende, pelo 3º vice-presidente Jovelino Carvalho Mineiro Filho, Fernando Paranhos, pai do presidente Luiz Claudio Paranhos, da equipe do Museu do Zebu responsável pela produção da exposição e de convidados.

A 81ª ExpoZebu acontece de 3 a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Coca Cola, DSM Tortuga, Dow AgroSciences e Marfrig e o apoio da Vale, Governo de Minas, SENAR, CEMIG, APEX Brasil, FAZU e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar