Alta apresenta vantagens da IA na ExpoZebu 2015
A Alta confirma sua presença na ExpoZebu 2015 e apresenta a importância da inseminação artificial no rebanho brasileiro e seus resultados comprovados através de touros consagrados e premiados durante o ano de 2014. “A técnica de inseminação artificial é empregada nos rebanhos para obter o melhoramento genético do animal e, consequentemente, gerar um aumento na produção. A Alta participa deste evento, orientando o produtor sobre a melhor forma de atingir a qualidade de carcaça e beleza racial através da genética”, ressalta o gerente de Mercado da Alta Genetics, Tiago Carrara.
Este ano, a Alta traz o que há de melhor no rebanho brasileiro para Expozebu. Um deles é o touro Basco de Navirái. Em 2014, foi Campeão – progênie de pai. Em 2013, o touro fez história na raça quando seus filhos conquistaram os grandes campeonatos macho e fêmea, tanto no Padrão como no Mocho.Com um ótimo desempenho de progênie, o touro é muito utilizado por sua carcaça e beleza racial.
Jeru FIVBrumado –Foi um dos destaques na Expo Nelore Avaré 2015. É um touro que une sua genealogia: alta fertilidade, longevidade e habilidade materna. Animal de extrema beleza racial, ótima pigmentação, aprumos corretos, ossatura forte e carcaça invejável. Progênies conceituadas: Reservada Campeã – Rima FIV Illara e Reservado Campeão – Pakistão FIV do Mura.
Alarme EDTO – Filho do grande Jeruda Brumado na Malva EDTO, consagrou-se como grande campeão da Expozebu 2012 por possuir carcaça moderna e funcional aliada a uma beleza racial indiscutível. Touro excepcional para ser utilizado nos mais exigentes plantéis do país.Sua progênie tem se destacado em vários criatórios do Brasil.
No Gir Leiteiro, os destaques na Expozebu vão para Hargo TE Kubera, Faraó FIV de Brasília e Midas FIV Kubera. A Alta tem investido nas melhores famílias, oferecendo aos criadores, os criatórios de alta tecnologia do mercado com excepcional fenótipo e mães de muita produção. “Toda equipe da Alta está com grande expectativa para os resultados de Teste de Progênie Embrapa / ABCGIL 2015. Nossas apostas vão para os touros Argo, Fomento, Faraó e Elo de Sumauma. A prova será divulgada no dia 4 de maio pela Associação Gir Leiteiro. Acreditamos no potencial de nossos touros”, ressalta o gerente de Produto Leite Nacional, Guilherme Marquez de Rezende. Abaixo alguns os touros em destaque.
Hargo TE Kubera – Recordista de produção e de 10 touros provados no pedigree. Suas filhas têm muito equilíbrio de conformação. É um touro que se destaca pelo seu temperamento, profundidade corporal e aprumos. Sua mãe foi grande Campeã de Torneio Leiteiro e um das primeiras matrizes da Raça Gir Leiteiro a ultrapassar a marca dos 40 kg de leite de produção / dia.
Faraó FIV de Brasília – Produção de muito leite com o melhor sistema mamário. Seu pedigree foi provado para leite e úbere (cruzamento de Modelo com Luziada). Destaca-se pelas filhas com muita profundidade corporal e com belíssimos úberes.
Midas FIV Kubera – Campeão de pistas com destaque para seu aprumo e equilíbrio. Foi reservado Campeão Touro Adulto na Megaleite de 2014.
Escoteiro FIV – Unibe (Guzerá Leiteiro) – Grande Campeão Touro Jovem da Expozebu 2014. Genealogia Cubito G.I da ND x Maraca TE S.
NitoParitins do JOA – Filho Provado Paritins TE Cal consagrou-se como Grande Campeão na 41ª Exposição Agropecuária de Araxá 2015. “Nito é um touro em Programa de Melhoramento Genético ABCGIL / Embrapa, tem muita beleza e equilíbrio em todas as partes. Agrega muito leite, excelente temperamento e com bons úberes em seu pedigree”, ressalta Guilherme.
Para o presidente da Alta, Heverardo Carvalho, a pecuária é um segmento de alto nível e importantíssimo para nossa economia. “Com o uso de tecnologias corretas, podemos duplicar a produção pecuária, sem prejudicar o meio ambiente. A inseminação artificial é, sem dúvida, a principal delas, oferecendo o melhor custo benefício”, afirma.
O mercado de inseminação artificial tem registrado avanço ano a ano. De acordo com a Asbia – Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Março de 2015), o Brasil teve crescimento de 4,49% em 2014 ante o ano de 2013. O movimento total foi de 13.609.311 em 2014 diante de pouco mais de 13 milhões em 2013. Já a Alta Genetics – maior empresa de inseminação artificial no país – cresceu em 2014, 9%, ou seja, o dobro do mercado.
Sobre a Alta - A Alta hoje é considerada uma das maiores e mais importantes centrais de distribuição do mundo - foi fundada no Brasil em maio de 1996, em Uberaba, Minas Gerais, sob o comando de Heverardo Rezende de Carvalho. Composta por mais de 130 colaboradores em sua Matriz em Uberaba, e mais de 700 em todo o país, a Alta do Brasil está localizada na BR 050 – km 164 -, num terreno de 110 hectares onde há mais de 12.000 m2 de construção.