Português
02 DE MAIO DE 2015. POR LARISSA VIEIRA

Conselheiros da ABCZ destacam vantagens do Pró-Genética para pequenas propriedades

Conselheiros da ABCZ destacam vantagens do Pró-Genética para pequenas propriedades

Conselheiros da ABCZ de todos os Estados brasileiros participaram neste sábado (02/05/15) da reunião do Conselho Consultivo, que anualmente acontece na ExpoZebu. Durante o evento, o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, apresentou um balanço das atividades a associação no último ano. Na sequência, os conselheiros falaram sobre as demandas de seus Estados. Um dos assuntos mais abordados foi a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que altera as regras para demarcação de terras indígenas. Segundo o conselheiro do Mato Grosso, Carlos Alberto de Oliveira Guimarães, o Carlito Guimarães, os índios correspondem a menos de 0,5% da população nacional e, mesmo assim, ocupam 15% do território brasileiro. Esse percentual pode aumentar significativamente caso novos pedidos de desapropriação em andamento em diversas regiões do país sejam aceitos, incluindo aquelas solicitadas por quilombolas. 
Outro tema que mereceu destaque por parte dos conselheiros foi o programa Pró-Genética, que tem garantindo a pequenos e médios produtores rurais o acesso a animais geneticamente superiores. O Pró-Genética já foi oficializado por vários Estados e deve ser estendido a outros ainda este ano. Para os conselheiros, com o programa, a ABCZ cumpre um papel social importante, pois permite aos produtores desenvolver uma pecuária sustentável, tornando a atividade economicamente viável e produtiva. Durante a ExpoZebu 2015, a ABCZ fará o lançamento da versão on-line do programa. Será no dia 7 de maio, às 9h, no Salão Nobre da ABCZ. 
Os conselheiros da Bahia mostraram-se preocupados com o fim da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) e com o destino que será dado às pesquisas e às informações coletadas pelos pesquisadores do órgão em todos esses anos de funcionamento.
Outro tema abordado foi o incentivo da ABCZ ao abate técnico de zebuínos. Para os criadores, a medida pode gerar informações importantes para as propriedades em relação à produtividade, culminando na redução da idade de abate no Brasil. Segundo o presidente da ABCZ, todas as solicitações apresentadas serão analisadas para as devidas providências. A reunião ainda contou com a presença dos membros da diretoria da ABCZ Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, Gabriel Prata Rezende, Jovelino Mineiro, Rivaldo Machado Borges Júnior, Antônio José Prata Carvalho, Ronan Eustáquio da Silva e Vilemondes Garcia Andrade Filho, além dos ex-presidentes José Olavo Borges Mendes e João Gilberto Rodrigues da Cunha.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar