Português
29 DE ABRIL DE 2015. POR LAURA PIMENTA

FAZU dá início à reestruturação acadêmica

FAZU dá início à reestruturação acadêmica

A FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) deu início ao processo de reestruturação acadêmica, com consultoria da equipe da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).  
O objetivo central desta reestruturação é direcionar o ensino da faculdade para a formação de profissionais com visão de gestão prática e especializada de empresas agropecuárias, bem como a formação de líderes para atuar no Agronegócio, a fim de que a FAZU seja referência nacional e internacional no estudo da produção de alimentos, fibras e energia nos trópicos. “A FAZU é internacionalmente reconhecida pela formação de técnicos altamente competentes nas áreas de Ciências Agrárias. Essa competência será mantida e fortalecida. O que iremos fazer a partir de agora é estimular os profissionais formados pela FAZU a terem uma visão técnica aperfeiçoada, aliada a uma visão estratégica e gerencial do negócio de atuação, para que ajudem a construir um Agronegócio Brasileiro cada vez mais moderno e profissionalizado”, afirma o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos.
Para atender a este objetivo, o primeiro passo da reestruturação é a formação de um Conselho formado por cinco professores sêniores que ficarão responsáveis por departamentos específicos para produção de conteúdo e ensino nas áreas de: Produção Animal, Produção Vegetal, Gestão do Agronegócio e Tecnologias Agroindustriais e Desenvolvimento e Análise de Políticas de Agronegócios. “Estes professores serão responsáveis por liderar um processo de mudança cultural do ensino, visando oportunizar aos alunos um contato diário com as práticas e casos reais de empresas, para buscarem solução além da ciência, garantindo assim uma formação mais ampla, especialmente aos Agrônomos e Zootecnistas graduados pela FAZU”, explica Juan Lebron, coordenador do projeto de reestruturação da faculdade.
Para estar à frente deste grupo de professores sêniores, a FAZU convidou o professor Ruy Caldas, doutor em Bioquímica vegetal/cultura de tecidos (Ohio State University. O.S.U. – Estados Unidos), com ampla experiência como diretor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB e pesquisas na área de análise genômica de plantas e microorganismos.
O projeto de restruturação acadêmica da FAZU vem sendo conduzida pelos professores Dr. Fernando Curi Peres (ESALQ/USP, Dr. Sérgio de Zen (CEPEA) e pelo Diretor Acadêmico da faculdade, professor Carlos Henrique Cavallari Machado. "Toda nossa equipe, direção, coordenação e professores, esta ansiosa para início deste projeto, pois acreditamos que a visão externa destes grandes profissionais irá contribuir para formação de um plano de ensino, onde nossos  futuros profissionais terão, além de uma formação acadêmica moderna em consonância com o mercado, uma visão prática dos processos, onde as tomadas de decisões serão ágeis e eficientes ", complementa o professor Carlos Henrique.

O projeto será colocado em prática a partir do 2º semestre de 2015.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar