100% PMGZ promove capacitação durante a ExpoZebu
As novidades do programa 100% PMGZ serão apresentadas em Uberaba/MG, no dia 05/05, durante a ExpoZebu 2015.
O evento para capacitação foi idealizado para atender um público formado por criadores, gerentes, assessores pecuários e técnicos que desenvolvam trabalhos com as raças zebuínas de corte.
Os coordenadores da área técnica da sede da ABCZ em Uberaba vão apresentar as ferramentas de seleção disponibilizadas pelo programa na área de corte. Entre os palestrantes estão o supervisor do PMGZ, Leonardo Machado Borges, o gerente de pesquisa e Melhoramento Genético, Henrique Ventura e o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian.
Os painéis estão divididos em Conceitos de Melhoramento Genético, Provas Zootécnicas, Avaliações Genéticas, e Interpretação de dados – tendências – possibilidades de diagnóstico – recomendações.
O 100% PMGZ foi lançado há quase dois anos e vem revolucionando o mercado de animais avaliados porque está despertando interesse dos criadores pelo processo de melhoramento genético fundamentado tanto em avaliações zootécnicas, como em questões morfológicas. Nesse encontro os associados terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre diversas questões que impactam na seleção, na geração de dados para o programa e na eficácia do sistema, tais como a formação de grupos contemporâneos, o manejo que contribui para a eficiência reprodutiva das matrizes e a importância dos acasalamentos. Os participantes também serão treinados para interpretar o sumário, ler régua de DEPs e comparar as tendências genéticas que apontam a evolução dos índices do rebanho avaliado em relação ao rebanho nacional e em relação à média nacional de cada raça.
A capacitação será realizada no auditório do Museu do Zebu, dentro do Parque Fernando Costa, na Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110.
Inscrições e informações em (34) 3319 3962 e pgp@abcz.org.br
O evento faz parte da programação da ExpoZebu 2015, que acontece de 3 a 10 de maio, em Uberaba/MG e tem como patrocinadores Coca-Cola, Banco do Brasil, DSM/Tortuga, Dow AgroScienses e Marfrig