Português
01 DE ABRIL DE 2015. POR LARISSA VIEIRA

Comissão Nacional das Raças Bovinas debate mudanças no Controle Leiteiro

Comissão Nacional das Raças Bovinas debate mudanças no Controle Leiteiro

A primeira reunião da Comissão Nacional das Raças Bovinas Leiteiras, nomeada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aconteceu na última segunda-feira (30/03/15), em São Paulo. O grupo recebeu a incumbência de discutir e analisar as propostas para aprimoramento do serviço de controle leiteiro no Brasil. 
Uma das propostas apresentadas é a de transformar o controle leiteiro em uma verdadeira ferramenta de gestão e seleção do rebanho, para auxiliar o criador na tomada de decisões que garantirão a sustentabilidade da atividade. Outra mudança sugerida no regulamento dos controles leiteiros é oficializar a coleta de informações ligadas à qualidade do leite, como gordura e proteína. “Esses dados são muito importantes para os programas de melhoramento, pois são utilizados para compor as avaliações genéticas dos animais”, diz a gerente do PMGZ Leite, Bruna Hortolani. Segundo ela, dentro do PMGZ Leite o criador de zebu já encontra ferramentas importantes para uma boa gestão do sistema de produção. 
Ainda este ano o MAPA promoverá a alteração da portaria SNAP 45, de 10 de outubro de 1986, que regulamenta o serviço de controle leiteiro no Brasil. Participaram da reunião técnicos das associações das raças Girolando, Holandês, Jersey e zebuínas, que somadas correspondem a quase 99% do leite produzido no Brasil, além de representantes da Embrapa Gado de Leite e dos laboratórios de análise de leite da Rede Brasileira de Qualidade de Leite (RBQL).

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar