Etapa de Cuiabá do Circuito 100% PMGZ reune grande público na Famato
Com apoio da Dow AgroSciences, Marfrig e DSM Tortuga, série de palestras sobre melhoramento genético e sustentabilidade segue para São Paulo (SP), onde terá etapa em 09/04, a partir das 13 horas
O lotado auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) testemunhou ontem (30) a realização da quarta etapa do Circuito 100% PMGZ, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A série de palestras levou aos pecuaristas e profissionais ligados à produção de gado o que há de mais atual em tecnologias e discussões acerca do melhoramento genético, aumento de produtividade e sustentabilidade na cadeia produtiva bovina.
O Circuito contou com diversos nomes e entidades importantes da pecuária, como Luiz Claudio Paranhos, presidente da ABCZ, José Pedro Crespo, gerente de pecuária da Marfrig, Roberto Risolia, líder de sustentabilidade da Dow AgroScience e membro do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), e um dos mais renomados pecuaristas de Mato Grosso, Francisco Olavo Pugliese de Castro, criador de Nelore e proprietário da Fazenda Paulicéia, localizada em Rondonópolis (MT), um dos principais ‘cases’ de sucesso do PMGZ.
“Com um projeto tão grandioso como este, no qual percorremos as principais regiões produtivas do País, não poderíamos deixar de falar com os produtores e técnicos mato-grossenses. Para a ABCZ e para a pecuária brasileira, é vital levar ao Estado mensagens que visam à evolução da produção de carne e leite nacional, enfocando em questões importantíssimas como o melhoramento genético e a sustentabilidade”, ressaltou Luiz Claudio Paranhos.
Temas como aumento da produtividade nos rebanhos bovinos, sustentabilidade na pecuária, vantagens e benefícios do PMGZ, genética e mercado da carne bovina foram bastante debatidos pelos palestrantes no evento em Cuiabá.
Francisco Pugliese de Castro, que aderiu o Programa de Melhoramento da ABCZ há dez anos, enfatizou a importância e os benefícios que o PMGZ proporcionou para seu rebanho. “O PMGZ faz parte da minha vida há muitos anos. Desde quando começou, a gente tem se preocupado sempre em escolher as melhores ferramentas, em prol do melhoramento genético. E é nítido que, usando uma ferramenta igual o PMGZ, você tem a possibilidade de avaliar melhor o seu plantel e obter resultados mais rápidos de acordo com o que deseja. O que senti de diferença depois que aderi ao Programa é a viabilidade de se conseguir visualizar o seu objetivo em números, manter esse controle, e não apenas focar o trabalho baseado em estimativas’’, afirmou o pecuarista.
No próximo dia 9 de abril, São Paulo (SP) recebe a quinta etapa do Circuito 100% PMGZ. O Circuito inteiro, que ainda contará com etapas em Brasília/DF - 13/05; Salvador/BA - 19/05; Uberaba/MG - 30/06; Vitória/ES - 09/07; Palmas/TO - 04/08; Goiânia/GO – 10/09; Londrina/ PR – 15/09; Belo Horizonte/MG – 20/10 e Belém/PA – 10/11, está com inscrições abertas pelo endereço www.abcz.org.br/eventos/circuito100pmgz.
Gustavo Cezário
Texto Assessoria