Português
31 DE MARÇO DE 2015. POR LAURA PIMENTA

Laboratório de Nutrição Animal da FAZU oferece novos tipos de análise

Laboratório de Nutrição Animal da FAZU oferece novos tipos de análise

 
A partir da segunda quinzena do mês de abril, o Laboratório de Nutrição Animal da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) oferecerá novos tipos de análises para atender as necessidades dos produtores rurais. “Estamos fazendo uma ampla revisão em nossos laboratórios, com vários investimentos para torná-los mais modernos e ágeis. A faculdade está atenta a solicitação dos produtores rurais e comunidade em geral e a oferta de novas procedimentos  e itens a serem analisados estão em nossa pauta de discussão", informa o Diretor Acadêmico da FAZU, Carlos Henrique Cavallari  Machado.
Dentre os novos tipos de análises que serão realizadas estão as de NIDA (Nitrogênio indigestível em detergente neutro), NIDN (Nitrogênio indigestível em detergente ácido), FDNc (Fibra em detergente neutro corrigida para cinzas), FDAc (Fibra em detergente acido corrigido para cinzas), FDNc,p (Fibra em detergente neutro corrigida para cinzas e proteína) e FDAc,p- (Fibra em detergente acido corrigida para cinzas e proteína). “Através da separação das cinzas e da proteína ligadas à parede celular, os resultados de fibra obtidos tornam-se mais confiáveis e, de certa forma, mais “puros”, ou seja, não apresentam interferências consideradas indisponíveis no metabolismo da digestão ruminal. A indisponibilidade das cinzas e proteínas presentes na parede celular se mesclam ao resultado da fibra, o qual está diretamente relacionado ao consumo de MS e à digestibilidade da mesma”, explica a supervisora do laboratório, Marta Tovo.
 
Sobre o laboratório
O grande desafio na alimentação de ruminantes de alta produtividade é aumentar a capacidade de ingestão de alimento para suprir suas necessidades nutricionais, sem prejudicar os processos fisiológicos no rúmen, ou seja, mantendo a atividade de ruminação com consumo adequado de matéria seca.
O objetivo da análise de Nutrição Animal é avaliar a disponibilidade dos nutrientes contidos em forragens, silagens, matérias primas e rações utilizadas na alimentação dos animais domésticos zootécnicos. Hoje, a alimentação animal segura é um fator determinante para a competitividade da pecuária nacional, tanto no mercado interno quanto externo, sempre focado em proporcionar o melhor resultado econômico para os clientes.
 “O objetivo do Laboratório de Nutrição Animal da FAZU é oferecer resultados cada vez mais precisos e com alto padrão de qualidade, buscando excelência no que faz”, finaliza Marta.
O laboratório da FAZU possui o selo eletrônico que atesta a qualidade dos serviços realizados e a competência para determinadas análises, certificadas e padronizadas pala Embrapa.
Credenciado pelo Programa de Controle de Qualidade para Análises de Alimentos da Embrapa (São Carlos/SP), o laboratório da FAZU é avaliado periodicamente pelo programa EPLNA - Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar