Pró-Genética e Pró-Fêmeas começam amanhã (24/03) na FEMEC de Uberlândia
Serão ofertados nos dias 24, 25, 26 e 27 um total de 54 touros das raças Nelore, Nelore Mocha, Tabapuã, Guzerá e Gir Leiteiro, além de duas vacas Gir Leiteiro registradas e fêmeas de raça sintética. A equipe do Pró-Genética desenvolveu um ciclo de seminários em diversos municípios da região de Uberlândia para divulgar a feira do Pró-Genética e a do Pró-Fêmeas que serão realizadas durante a FEMEC. A agenda de seminários abrangeu as cidades de Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Capinópolis, Ituiutaba, Campina Verde, Gurinhatã, Santa Vitória, Nova Ponte e Prata, e envolveu um público que superou o número de 300 pessoas. Agora a expectativa é de que os produtores rurais da região que trabalham nas atividades da bovinocultura de corte e de leite compareçam para aproveitar a oportunidade de adquirir animais melhoradores e registrados, podendo negociar diretamente com os criadores e se valendo de crédito rural.
O Pró-Genética, que tem o objetivo de promover o aumento da produtividade, competitividade e sustentabilidade da atividade pecuária do país, incentivando pequenos produtores rurais a utilizar animais geneticamente superiores no cruzamento, foi criado em 2006 inicialmente no estado de Minas Gerais, por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Devido aos resultados positivos o programa já avançou para outras 13 unidades da federação e foi incorporado aos projetos de caráter público do Governo Federal há cerca de um ano, envolvendo os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Desenvolvimento Agrário, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), a Embrapa, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste. O Pró-Fêmeas foi lançado esse ano em Minas Gerais e terá sua estreia na FEMEC. O programa envolve as mesmas entidades do Pró-Genética com a adesão da Girolando (Associação Brasileira do Criadores de Girolando).
Programa de palestras
A feira oferecerá amplo leque gratuito de cursos, clínicas tecnológicas e palestras durante os quatro dias. Profissionais de instituições parceiras abordarão temas atuais ligados à agricultura, agroindústria, bovinocultura, equinocultura e piscicultura. A sexta-feira (27/03) foi reservada para os temas relacionados com a atividade pecuária e o melhoramento genético. Veja nas imagens da galeria.
Sobre a feira: Em 2014, a Femec recebeu 23 mil visitantes e gerou negócios superiores a R$ 200 milhões. O planejamento para atrair ainda mais produtores rurais para esta edição inclui investimentos significativos em comunicação e ações de instituições relacionadas ao desenvolvimento da produção agrícola nacional.