Português
19 DE MARÇO DE 2015. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Pró-Genética oficializado no MS

Pró-Genética oficializado no MS

Foi assinado hoje (19/03), um Termo de Cooperação Técnica entre a ABCZ e a FAMASUL (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) para oficializar o Pró-Genética no estado.

Firmaram o documento pela ABCZ; o presidente Luiz Claudio Paranhos, o diretor do Pró-Genética Rivaldo Machado Borges Junior e pela FAMASUL; o presidente em exercício Nilton Pickler. Consta ainda, a assinatura como testemunha, da diretora da ABCZ, Leda Garcia de Souza e do Gerente executivo da Agraer/MS, José Alexandre Tranin.

Representantes do Banco do Brasil, do IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal) e da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) prestigiaram o evento em Campo Grande.

O programa a ser viabilizado com a participação do Sistema FAMASUL, que é uma das 27 entidades sindicais de grau superior integrantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), vai unir as equipes de 72 sindicatos rurais do Estado aos técnicos da ABCZ para a realização das feiras de touros, shoppings e leilões.

O Mato Grosso do Sul tem mais de 16 milhões de cabeças de bovinos e é reconhecido pela qualidade genética do gado selecionado, do rebanho comercial e da carne produzida pelos animais representados quase na totalidade por raças zebuínas. O perfil pecuário do estado é o de possuir, na maioria, grandes rebanhos criados em sistemas extensivos e semi-extensivos, mas há também um volume representativo de famílias inseridas nas atividades pecuárias de subsistência e produtores que trabalham em módulos menores recebidos em projetos de assentamento onde, além de agricultura, também é desenvolvida a bovinocultura.

Em outubro do ano passado uma primeira feira foi organizada na cidade de Paranaíba, município que fica há 422 quilômetros de Campo Grande. No evento considerado um embrião do projeto foram vendidos 13 reprodutores PO com registro genealógico definitivo e vistoriados pelos técnicos da ABCZ para certificar os pré-requisitos de ter idade entre 18 e 42 meses com andrológico positivo e exames negativos para brucelose e tuberculose.    

“O lançamento do Pró-Genética no Mato Grosso do Sul traz uma grande opção para contemplar todos os pecuaristas do Estado, principalmente aqueles que não têm acesso aos leilões. As feiras de touros têm como vantagens a diversidade de oferta, as formas de negociação e as linhas de crédito adequadas para atender os pequenos e médios criadores. Nossa expectativa é suprir os anseios e a demanda de genética por parte desse público formado por pequenos e médios produtores rurais”, disse o gerente do Escritório Técnico Regional de Campo Grande, o médico veterinário Adriano Garcia. 







A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar