Português
13 DE MARÇO DE 2015. POR MÁRCIA BENEVENUTO

ExpoZebu Dinâmica terá área de pecuária intensiva modelo

ExpoZebu Dinâmica terá área de pecuária intensiva modelo

Uma área de 5 ha da Estância Orestes Prata Tibery Junior foi reservada para a implantação de um projeto que vai repetir uma estrutura completa para produção intensiva de gado de corte em sistema de pastagem.

O trabalho que ficará sob a coordenação da equipe da Dow AgroSciences prevê a instalação de sistema de rodizio. O solo será corrigido, preparado com fertilizantes, pulverizado com defensivos para prevenir ataque de pragas e cultivado com forrageiras de qualidade.  A área central vai abrigar cochos para sal e para suplementos.

O espaço será dividido em 12 piquetes onde serão mantidos cerca de 20 animais zebuínos que estarão contidos por arame liso com corrente elétrica. Para essa demanda a Dow definiu uma parceria com a empresa Tru-Test que controla a marca Speedrite. Toda a tecnologia de eletrificação rural que será exposta no evento tem origem na Nova Zelândia. O país que é grande produtor de leite e também tem a pecuária baseada na produção a pasto, se destaca pela condição de sustentar o maior número possível de animais em pequenas áreas disponíveis para a atividade com eficiência e sustentabilidade.   

Os diferenciais da solução neozelandesa estão na capacidade do aparelho de choque que consegue manter potência em longas distâncias e na praticidade do usuário poder controlar a corrente que trafega pela cerca, além de monitorar pontos de perda por controle remoto.

“A tecnologia para a colocação de cercas elétricas tem evoluído muito. Comparando com cercas convencionais que usam madeira e até cinco fios, o custo pode ser 90% mais em conta. A economia está na redução das lascas de madeira, na quantidade de arame e boa parte nas despesas com mão-de-obra. Depois ainda há o benefício da durabilidade”, explica o gerente Comercial da Tru-Test, Ernesto Coser Netto.  

“Essa instalação da ExpoZebu Dinâmica precisa ser visitada por todo o público envolvido com o setor pecuário. A proposta é mostrar a realidade da produção intensiva a pasto e como implantar um sistema que considera fatores climáticos, econômicos e humanos muito relevantes para o sucesso da atividade”, disse a diretora da ExpoZebu Dinâmica, Leda Garcia de Souza.

Sobre a ExpoZebu Dinâmica

A ExpoZebu Dinâmica é uma vitrine tecnológica, organizada pela ABCZ com o apoio da empresa Araiby, que tem como foco a disseminação das mais modernas tecnologias nas áreas de pecuária de corte e leite voltadas ao pequeno, médio e grande produtor rural. Os principais objetivos do evento são: prospecção de demandas tecnológicas voltadas à produção pecuária  sustentável; apresentação das tecnologias de forma dinâmica através de práticas de campo; estímulo a aquisição das tecnologias fomentando o acesso às linhas de crédito como forma de ingresso e atendimento aos objetivos dos Governos em  cunho ambiental, econômico e social. São patrocinadores oficiais das feira a Dow AgroSciences, Coca-Cola, SEBRAE, Caixa Econômica Federal e LS Tractor.


Setores produtivos apresentados durante a ExpoZebu Dinâmica:
Insumos: defensivo animal e vegetal, corretivos, fertilizantes, sementes, mudas, rações;
Máquinas e Implementos: tratores, enfardadoras, plantadoras, semeadoras, carretas, vagões, ensiladeiras;
Equipamentos: ordenhadeiras, resfriadores, cochos, bebedouros;
Infraestrutura: currais, brete, seringas, arames, mourões;
Veículos: caminhões, carrocerias, utilitários;
Serviços e Tecnologias: sistemas de produção (ILPF, LP, PF), rotacionado, irrigação, reforma de pastagem, tratamento e aproveitamento de resíduos.



A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar