Estrangeiros visitam FAZU para ver pesquisa sobre brachiaria hibrida
Referência internacional em ensino e pesquisa na área de Ciências Agrárias, a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu no dia 23 de fevereiro a visita de pesquisadores norte-americanos do CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical), Dr. John Milles e Dra. Margareth Worthington (geneticistas de plantas forrageiras, de pesquisadores da empresa Dow AgroSciences Internacional Sergio Uhart (México) e Roque Guillen (Argentina), além de representantes da empresa no Brasil, o pesquisador de plantas forrageiras Edmir Filho, o especialista em mercado de plantas forrageiras, Gustavo Silva e o responsável técnico de vendas, Ricardo Cruz.
De acordo com o professor da FAZU Adilson de Paula Almeida Aguiar, que acompanhou a visita ao campus da faculdade, os pesquisadores estão visitando o Brasil para conhecer resultados de pesquisas e de campo, em fazendas comerciais, do cultivar selecionado pelo CIAT, a Brachiaria hibrida cultivar Convert HD 364, a qual foi patenteada pela Dow AgroSciense e comercializada por ela. “Desde 2012, a FAZU e a Dow assinaram um contrato de parceira para a realização de pesquisas cuja linha é “AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS PRODUTIVOS E ECONÔMICOS DAS PLANTAS FORRAGEIRAS B. hibridacultivar Convert HD 364 COMPARADA COM SEUS PROGENITORES B. brizantha cultivar Marandu (capim-braquiarao), B. decumbens e B. ruziziensis. O projeto já está no segundo ano de avaliação. A pesquisa está sendo conduzida pelo aluno João Victor Pinto Coelho, e os resultados do primeiro ano já foram concluídos pelo graduado em Zootecnia Lucas Castro Silva, que defendeu seu trabalho de conclusão de curso com os resultados deste experimento”, explica o professor Adilson.
Os pesquisadores e representantes da Dow também foram acompanhados pelo aluno do curso de Zootecnia, João Victor Pinto Coelho, monitor das disciplinas Forragicultura e Pastagens e Plantas Forrageiras.
Além da FAZU, o grupo visitou a Empresa Barenbrug, em Guaíra/SP (empresa que produz as sementes de plantas forrageiras para a Dow) e a Estação Experimental da Dow AgroScience, em Indianópolis, próxima a Uberlândia/MG. O roteiro inclui ainda passagem por Alta Floresta/MT, para visitar fazendas comerciais.
Sobre o CIAT
A instituição tem como missão reduzir a fome e a pobreza e melhorar a qualidade de vida e a saúde das populações que vivem em regiões de clima tropical do mundo através de pesquisas em melhoramento genético de culturas agrícolas e plantas forrageiras para o desenvolvimento de soluções para alcançar a finalidade de sua missão.