Seminários fomentam Feira de Touros no Triângulo
A equipe do Pró-Genética está desenvolvendo um ciclo de seminários em diversos municípios da região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, para divulgar a feira de touros que será realizada nos dias 25,26 e 27/03 durante a FEMEC, a feira de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas, veículos utilitários e genética, realizada pelo Sindicato Rural da cidade, no Parque de Exposições do Camaru.
A agenda de seminários, com objetivo de despertar os produtores rurais que desenvolvem atividade pecuária de corte ou leiteira para a oportunidade de adquirir reprodutores zebuínos de alta genética, vai abranger 12 cidades.
Os eventos contemplam palestras sobre as vantagens da utilização de animais zebuínos na criação, as possibilidades reais de viabilização econômica das propriedades rurais com a adoção de conceitos básicos de produção, com pequenos investimentos em tecnologia e com a adequação do sistema de manejo do solo e do rebanho.
O técnico do Pró-Genética, Rafael Resende é o zootecnista da ABCZ que cumpriu a agenda dos seminários na primeira etapa. Ele aplicou o treinamento em 101 pessoas nas cidades de Pedrinópolis, Tupaciguara e Capinópolis. “Na minha palestra eu falo um pouco das características de cada raça zebuína e a capacidade produtiva e reprodutiva dos animais. Abordo as vantagens de longevidade, rusticidade e economia dos touros e abordo um pouco de questões de mercado que hoje tem valorizado bastante os bezerros zebu ou azebuados. Também apresento um vídeo documentário do programa com uma sequencia de depoimentos de pequenos produtores que através do programa passaram a ter mais lucro e qualidade de vida. Eles se identificam com os produtores e se convencem de que é possível trabalhar com mais segurança”, diz Resende.
O Pró-Genética é um programa concebido pela ABCZ e apoiado pelos governos federal, estaduais e municipais, órgãos de pesquisa, de extensão rural, de defesa sanitária animal e de capacitação e formação de mão-de-obra rural, que tem como missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina no país.
Os seminários ainda serão realizados nas cidades de Monte Carmelo, Prata, Monte Alegre de Minas, Estrela do Sul, Santa Vitória, Gurinhatã, Ipiaçú, Indianópolis e Ituiutaba.