ABCZ promove curso para jornalistas
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Com o objetivo de atualizar a equipe profissional dos veículos de comunicação de abrangência geral ou segmentada no agronegócio, a ABCZ realizou um curso sobre pecuária zebuína, direcionado para jornalistas de Uberaba e região.
O grupo, com 20 pessoas, passou o período da manhã na sede da entidade, onde teve a oportunidade de ouvir palestras e conversar diretamente com representantes da ABCZ e especialistas do segmento pecuário. O presidente Luiz Claudio Paranhos falou sobre a abrangência da ABCZ no Brasil, as ações de fomento das raças zebuínas, repassou em números a abrangência de programas como o PMGZ, apresentou um vídeo especial com depoimentos de produtores atendidos no Pró-Genética e destacou a relevância das raças zebuínas no Brasil e no mundo para as cadeias produtivas da carne e do leite. O superintendente de Marketing Juan Carlos Lebrón definiu o painel macroeconômico e o posicionamento do Brasil como o player mais importante para o fornecimento de proteína vermelha para a população mundial, e destacou as vantagens competitivas da pecuária zebuína brasileira. Atualizar o grupo a respeito dos avanços das tecnologias utilizadas na reprodução artificial de bovinos foi tarefa do diretor de Melhoramento Genético da ABCZ, Frederico Mendes. Fred abordou a história da reprodução artificial de animais, falou de pesquisas do setor e do destaque do Brasil no domínio e do emprego bem sucedido das técnicas de TE, FIV e clonagem no rebanho zebuíno, em larga escala. O pecuarista e diretor da ACNB, André Bartocci, empolgou o grupo com detalhes sobre a produção de alta eficiência desenvolvida no Mato Grosso do Sul, os caminhos para adoção de sistemas de integração, o modelo de gestão que remunera o produtor e fixa o homem no campo, bem como sua visão pessoal a respeito do futuro da pecuária brasileira fundamentada nas vantagens das raças zebuínas. Na segunda etapa do encontro os profissionais fizeram uma visita a campo. Com o superintendente adjunto do Colégio de jurados, Mário Márcio Moura, os jornalistas puderam entender melhor as características superiores de morfologia que são selecionadas nos julgamentos de pista e esclarecer dúvidas sobre o regulamento das competições de raças. Os animais apresentados na Fazenda Nova Trindade ilustraram a teoria em alto estilo e conquistaram a todos pela beleza e docilidade. No encerramento o gerente da propriedade Antonio Alfeu do Nascimento Júnior mostrou o gado e a estrutura do projeto da Nova Trindade que trabalha com reprodução e comercialização de alta genética. Junior abordou manejo, nutrição, sanidade e bem estar animal. Guiou um passeio pelas baias do gado, os piquetes da fazenda e mostrou aos presentes, entre muitos animais dos times de pista da Nova Trindade, o clone da vaca Bilara 7, o primeiro oficialmente comercializado em leilões elite, a doadora Isabel e a novilha clonada a partir de tecido da orelha. “Para a gente que trabalha nessa área de pecuária é sempre importante aprender mais. Muitas vezes, temos contato com os assuntos rapidamente, em uma única conversa antes da entrevista. Aprofundar os temas e aprender como funciona de fato foi uma ótima oportunidade”, disse a repórter do SBA, Erika Machado.
“O segmento pecuário é muito abrangente e nós jornalistas, muitas vezes, não temos uma bagagem para elaborar matérias técnicas com tanta riqueza de detalhes, e por isso cursos como esses promovidos pela ABCZ são de extrema importância. As palestras foram ministradas por profissionais que entendem do assunto e isso facilitou o nosso entendimento. Assuntos como o impacto da genética melhoradora na pecuária comercial aumentou a nossa visão sobre o tema tão discutido nos últimos tempos.
Sinto-me lisonjeada em participar dessa reciclagem, as dúvidas foram esclarecidas e várias novas pautas surgiram. Esperamos mais e mais!”, falou a jornalista da revista Pecuária Brasil e Jornal de Uberaba, Sabrina Alves.
"A intenção da Assessoria de Imprensa da ABCZ é propor para a diretoria a realização anual do curso para jornalistas. O resultado foi bastante satisfatório com relação a expectativa dos profissionais e por isso vamos estudar a possibilidade de expandir o treinamento para outros estados. Isso é importante, pois as equipes dos veículos de comunicação são formadoras de opinião e multiplicadoras de informações. A maioria das pessoas, principalmente a população de áreas urbanas, pensa que o trabalho da ABCZ se resume a organizar a ExpoZebu e na verdade, como foi mostrado nas palestras, a atuação da entidade vai muito além. Para citar só um exemplo: os 120 técnicos da ABCZ em todo o Brasil fazem cerca de 13 mil atendimentos por ano”, diz Laura Pimenta, a gerente da Assessoria de Imprensa da ABCZ.
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