Português
05 DE DEZEMBRO DE 2014. POR LAURA PIMENTA

ABCZ promove Circuito 100% PMGZ em Araçatuba

ABCZ promove Circuito 100% PMGZ em Araçatuba

Evento, promovido pela ABCZ, reuniu grandes nomes da pesquisa genética bovina, além de membros dos campos de nutrição, produção e indústria frigorífica. Circuito segue com 11 etapas em 2015.

 

Conhecida como a ‘capital brasileira do boi gordo’, Araçatuba (SP) foi escolhida para abrir as atividades do Circuito 100% PMGZ de palestras, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Na última sexta-feira (05), aproximadamente 200 pessoas lotaram o auditório do Mariá Hotel para acompanhar de perto as apresentações de importantes nomes dos campos da pesquisa da genética bovina, sustentabilidade, nutrição e indústria frigorífica.

De acordo com o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, presente à ocasião, a integração de elos da cadeia produtiva é exatamente o foco do novo momento em que vive o PMGZ – Programa de Melhoramento Genético do Zebu. “Precisamos ter ciência de que a genética é de suma importância para o desenvolvimento de nosso rebanho, mas não é tudo. Só conseguiremos atingir os índices desejados, principalmente em produtividade, com um trabalho uníssono entre todos os envolvidos no processo produtivo. É isso que queremos apresentar em nosso circuito, que não poderia ter uma etapa melhor para sua abertura. Mostramos o quanto chegamos fortes nesta nova fase do PMGZ, agora totalmente administrado pela ABCZ”, ressaltou Paranhos.

O encontro contou com palestras do pesquisador e geneticista José Aurélio Bergmann (UFMG), do líder de sustentabilidade da Dow AgroSciences e membro do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, Roberto Risolia, do pecuarista integrante do PMGZ, José Cantídio Junqueira de Almeida, e do superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian. Participaram da mesa redonda que fechou as atividades os pesquisadores José Fernando Garcia (Unesp) e Fabiano Fonseca (UFV); Sérgio Querino (Tortuga; e José Crespo (Marfrig).

“Conseguimos reunir um grupo seleto com os melhores nomes de diversos segmentos da produção de gado nacional e estamos engajados em levar estes debates e trocas de ideias para outras partes do Brasil. O circuito segue em fevereiro e se estende por todo o próximo ano, nas principais regiões produtoras, levando, principalmente, o conhecimento em prol do desenvolvimento da pecuária nacional”, afirmou o coordenador do PMGZ, Cristiano Botelho.

Segundo o superintendente de Marketing da ABCZ, Juan Lebron, a realização do evento em Araçatuba teve importância estratégica, devido ao posicionamento geográfico do município. “Araçatuba é uma cidade com fortes vínculos com a pecuária, está localizada no Estado mais rico do País, São Paulo, e fica próxima a Estados chave, como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, que concentram boa parte dos pecuaristas do País”, explica Lebron. “Hoje, além do boi gordo, Araçatuba é reconhecidamente um polo de projetos de melhoramento genético”, complementou Luiz Josahkian.

O 100% PMGZ: O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos passa a ser administrado totalmente pela ABCZ, que terá o controle integral do banco de dados, que começou a ser construído em 1968 e soma mais de 1,8 mil rebanhos, sendo considerado o maior do mundo no quesito.

“Isso com certeza trará mais agilidade e redução de custos de produção ao PMGZ, que agora volta fortalecido e com tudo para se tornar o principal programa de melhoramento genético bovino do País, empregando novas tecnologias, como, por exemplo, a genômica em suas avaliações”, explicou no evento o pesquisador Fabiano Fonseca, da Universidade Federal de Lavras.

O PMGZ auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto e melhorar a relação custo/benefício. Disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos inscritos em suas provas zootécnicas. 

Hoje o programa é constituído por 280 mil matrizes ativas e tem a entrada de mais de 230 mil novos animais por ano. Em volume, já deixou para trás a marca dos 9 milhões de indivíduos avaliados.

O Circuito 100% PMGZ segue a partir de fevereiro de 2015, ainda sem data e local confirmados. Serão ainda realizadas 11 novas etapas. Para mais informações, acesse www.abcz.org.br.

Bruno Nogueira

Texto Assessoria

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar