Gir Leiteiro gaúcho fecha ranking e prepara ações de 2015
Com objetivo de potencializar a expansão da raça Gir Leiteiro em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, foram anunciados pelo 4º ano consecutivo os resultados do Ranking Gaúcho de Gir Leiteiro (RGGL). Foram cinco exposições ranqueadas pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro (NGCGL), entre abril e outubro de 2014, com um total aproximado de 140 animais participantes. O circuito foi aberto com a estréia na Festleite em Anta Gorda e seguido pela Expoleite Fenasul em Esteio, Expointer em Esteio, Agrotecnoleite em Passo Fundo e 72ª Exposição Agropecuária de Alegrete. “A positiva participação do Gir Leiteiro nestas exposições, com a mostra de animais com genética provada para leite, tem trazido novas oportunidades para a raça. O movimento de pecuaristas e profissionais interessados em informações e também na aquisição de genética tem sido intenso. Tivemos a chance de mostrar a evolução zootécnica da raça para a produção de leite a custo adequado. Tais qualidades somadas a boa adaptação do Gir Leiteiro ao pampa gaúcho estão atraindo os produtores de leite que buscam otimizar os lucros da atividade leiteira” informou José Amaral, coordenador do NGCGL e presidente da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ).
Vencedores 2014
Em encontro realizado no dia 29 de novembro (sábado) no Sítio Moirão em Caxias do Sul, propriedade do criador André Castilhos, o NGCGL promoveu a divulgação e a premiação dos vencedores do ranking 2014. A disputa de animais individuais contou com três categorias distintas. Com 752 pontos, o título de melhor macho da raça do Rio Grande do Sul ficou pela terceira vez consecutiva com "Apolo das Nogueiras" (Cadarso x Lena da Palma), de José Amaral, proprietário da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul. Entre as fêmeas jovens a grande vencedora do ranking foi a novilha "S.A Flor" (Jaguar TE do Gavião x Esborna TE de Brasília), que totalizou 489 pontos, para a alegria de seu proprietário Álvaro José Bombonatto, selecionador da Fazenda Santo Antônio de Nova Alvorada. Da mesma propriedade é originada a melhor fêmea adulta do estado, a matriz "Badalada" (Paraíso Caju x Xuxa OCM) que somou 564 pontos.
Entre os expositores, o título de melhor expositor gaúcho da raça Gir Leiteiro ficou com José Adalmir Ribeiro do Amaral, da Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul, que atingiu o somatório de 5137 pontos. O selecionador também venceu o título de melhor criador gaúcho da raça, pela primeira vez, ao somar 4361 pontos. Em segundo lugar, tanto na disputa de melhor expositor como criador, ficou o girleiteirista Jaime Francisco da Conceição, proprietário da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes de Novo Hamburgo, com 3348 pontos em ambas categorias.
Fonte: AI do NGCGL