Português
21 DE NOVEMBRO DE 2014. POR LAURA PIMENTA

Circuito 100% PMGZ continua com inscrições abertas

Circuito 100% PMGZ continua com inscrições abertas

Evento será realizado pela primeira vez no dia 05 de dezembro, na cidade de Araçatuba/SP, referência no segmento de pecuária bovina.

Pecuaristas e profissionais com atividades ligadas à pecuária já podem se inscrever no Circuito 100% PMGZ, cuja primeira etapa será realizada em Araçatuba/SP, no dia 05 de dezembro, a partir das 13h30, no Mariá Plaza Hotel. Com o tema ‘Melhoramento genético aplicado na prática’, o curso é promovido pela ABCZ e faz parte do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). As inscrições estão sendo feitas através do link: http://www.abcz.org.br/Eventos/Evento/2198 e as vagas são limitadas.

A 1ª etapa do Circuito enfoca o melhoramento genético na pecuária sustentável, tema cada vez mais abordado no setor produtivo de carne e leite nacional. De acordo com o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, a sustentabilidade deve pautar com maior frequência os debates da pecuária. “A pecuária tem que se conscientizar de seu papel importante para a proteção ambiental e deve se preocupar cada vez mais em utilizar da melhor maneira os recursos disponíveis. Só assim conseguiremos atingir os níveis almejados de produtividade e oferecer cada vez mais carne e leite para o mundo”, ressalta Paranhos.

Para o dirigente, o participante terá acesso único a materiais, depoimentos e contato direto com nomes importantes do setor produtivo nacional. “Esse é o intuito do Circuito 100% PMGZ: promover o conhecimento na cadeia produtiva, trazendo ao pecuarista a oportunidade exclusiva de estar próximo ao que há de mais moderno nas discussões técnicas, aos principais nomes da pecuária brasileira, e mostrar a ele que o desenvolvimento é viável e está ao seu alcance”, complementa o presidente da ABCZ.

Segundo o superintendente de Marketing da ABCZ, Juan Lebron, a realização do evento em Araçatuba tem importância estratégica, devido ao posicionamento geográfico do município. “Araçatuba é uma cidade com fortes vínculos com a pecuária, está localizada no Estado mais rico do País, São Paulo, e fica próxima a Estados chave, como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, que concentram boa parte dos pecuaristas do País”, explica Lebron.

O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto e melhorar a relação custo/benefício. Disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos inscritos em suas provas zootécnicas.

Completando 21 anos em 2014, o PMGZ conta com uma base de dados que começou a ser construída em 1968. Desde então, foram estudados 1,8 mil rebanhos. Hoje o programa é constituído por 280 mil matrizes ativas e tem a entrada de mais de 230 mil novos animais por ano. Em volume, já deixou para trás a marca dos 9 milhões de indivíduos avaliados – o maior banco de dados de raças zebuínas do mundo.

Esta expertise estará à disposição dos presentes à etapa de Araçatuba do Circuito 100% PMGZ.

Confira abaixo a programação do evento:

13h30 – Abertura: Luiz Claudio Paranhos, Presidente da ABCZ
14h – Palestra: Como a genética pode contribuir para a produção de carne e leite sustentável? – José Aurélio Garcia Bergman, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
14h30 – Palestra: O que o mundo espera do Brasil em termos de produção sustentável? – Fernando Sampaio, Tesoureiro do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável
15h – Case de sucesso: José Cantídio Junqueira de Almeida, selecionador da raça Nelore na Fazenda Santa Ilídia, Santo Antônio do Aracanguá (SP)
15h30 – Intervalo
16h – Mesa redonda:
José Aurélio Bergman (UFMG)
José Fernando Garcia (Unesp)
Eduardo Bastos (Presidente do GTPS)
Luiz Claudio Paranhos (ABCZ)
Fabiano Fonseca (UFV)
Sergio Querino (Tortuga)
Roberto Risolia (Dow)
José Crespo (Marfrig)
José Cantídio Junqueira Almeida (Fazenda Santa Ilídia)
Moderador: Luiz Antonio Josahkian (PMGZ/ABCZ)
17h30 – Conclusão: “O PMGZ como ferramenta no contexto da sustentabilidade” – Luiz Antonio Josahkian e Gleida Marques (PMGZ/ABCZ).

Mais informações no endereço www.abcz.org.br.

Tags:

Técnico

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar