Português
07 DE NOVEMBRO DE 2014. POR LARISSA VIEIRA

ABCZ participa de evento de ampliação do Minas Leite

ABCZ participa de evento de ampliação do Minas Leite

Termo de Cooperação Técnica para fortalecer o Programa Estadual da Cadeia Produtiva do Leite (Minas Leite) em todo o Estado foi assinado ontem (06/11/14) pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Emater, Epamig e a iniciativa privada. O evento aconteceu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte (MG), e contou com a participação do consultor da ABCZ, João Gilberto Bento. 
Participam desta parceria o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop/Ocemg) e o Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg). Para o secretário André Merlo, o Minas Leite é um bom exemplo da eficiência das parcerias público-privadas no desenvolvimento de programas e ações do agronegócio. “A assinatura do Termo de Cooperação Técnica contribuirá para a expansão do programa no Estado, atendendo a um maior número de pequenos e médios produtores rurais de leite”, explica.

A ABCZ apoia o Minas Leite, cujo objetivo é promover a qualidade de vida dos produtores e suas famílias, por meio da qualificação gerencial e técnica dos sistemas de produção de leite, proporcionando-lhes ganhos econômicos, sociais e ambientais. Atualmente, o programa atende a 1.482 propriedades mineiras em 471 municípios, com produção média de até 200 litros de leite/dia e que têm na atividade a sua principal base econômico-financeira.

Os produtores cujas propriedades recebem assistência do programa são orientados para utilizar tecnologias simples e de baixo custo, voltadas para a melhoria da qualidade do leite e aumento da produção. Em diversas propriedades assistidas, a produção registrou crescimento médio de 25% ao ano. Segundo a assessora técnica de Pecuária da Seapa, Alessandra Botelho, o Minas Leite tem intensificado suas ações por meio de parcerias. Ela diz que o modelo proporciona bons resultados, e um dos exemplos é o trabalho desenvolvido na região Leste do Estado, onde serão diagnosticadas 150 propriedades leiteiras por meio da parceria com o Laticínio Porto Alegre. “A formalização desta parceria com associações, sindicatos e cooperativas, além de permitir a ampliação das propriedades atendidas em todas as regiões, vai garantir a presença de um técnico exclusivo para as ações do programa”.

Bacia Leiteira

Primeiro lugar no ranking nacional da produção de leite, Minas Gerais é a maior bacia leiteira do País e a atividade está presente em todas as regiões do estado. A produção mineira é de 8,9 bilhões de litros, que correspondem a 27,7% do que é captado em todo o Brasil. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, as exportações mineiras de leite e lácteos registraram receita de US$ 90,2 milhões.


Fonte: Agricultura MG

 

 

 

 

Tags:

Nacional

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar