Português
31 DE OUTUBRO DE 2014. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Veja fotos do Dia de Campo do PMGZ na Mundo Novo

Veja fotos do Dia de Campo do PMGZ na Mundo Novo






















A ABCZ, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Fazenda Mundo Novo promoveram na manhã desta sexta-feira (31/10), o Dia de Campo do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), na fazenda localizada na BR 050 (km 125), em Uberaba/MG.

O Dia de Campo contou com a presença de diversos pecuaristas da região, que buscaram no evento conhecimento em setores essenciais para a evolução do rebanho bovino zebuíno, como nutrição animal, pastagens, melhoramento genético e bem estar animal.

A programação do evento incluiu: Apresentação da Fazenda Mundo Novo, feita pelo criador Eduardo Penteado Cardoso; Palestra sobre Nutrição Mineral ministrada por Fernando Penteado Cardoso Filho (Connan Nutrição Animal), bem como apresentações sobre Pastagens (Diego Bicudo – Representante da Dow AgroSciences), Melhoramento Genético (Luiz Antonio Josahkian  e Bruna Hortolani – ABCZ) e Bem Estar Animal (Adriano Gomes Pascoa – Grupo ETCO).
No local, os representantes da ABCZ fizeram uma apresentação prática com animais da raça nelore participantes das Provas de Ganho em Peso, uma das ferramentas do PMGZ.

Sobre a Fazenda

A Fazenda Mundo Novo, que sediou o evento, é uma das fazendas brasileiras que mais realizam Provas de Ganho em Peso com animais zebuínos da raça nelore, com o objetivo de avaliar o desempenho dos bovinos (machos) nas características de ganho em peso, para identificar touros de alto padrão produtivo e com biótipo adequado para gerar descendentes aptos para a produção de carne bovina. A fazenda Mundo Novo realiza 8 provas de Ganho em Peso por ano e avalia todos os machos do rebanho nestas provas. A Fazenda Mundo Novo também é referência nacional graças a linhagem Nelore Lemgruber, introduzida no Brasil em 1878, e cujos animais vem sendo criados e selecionados a pasto, ao natural, durante todo esse tempo. Nos últimos 30 anos, seu melhoramento passou a priorizar as características de Adaptação ao Ambiente (a pasto, com predominância de Brachiaria), Fertilidade (precocidade e longevidade), Aptidão Econômica (ganho de peso, conformação e terminação da carcaça, temperamento, tolerância a parasitas, etc.) e Características Raciais (registros de nascimento e definitivo). O objetivo é a obtenção de animais rústicos e eficientes, capazes de produzir a carne vermelha dentro do contexto de uma pecuária sustentável, progressista e lucrativa, e ao mesmo tempo adaptada à extensão e ao meio ambiente do país. Desde 1980, foram adotados métodos científicos de avaliação genética, sendo um dos primeiros rebanhos a realizar mensurações de Perímetro Escrotal e a adotar provas de desempenho individual a pasto.

O Dia de Campo foi aberto ao público.

Tags:

Nacional

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar