Português
31 DE OUTUBRO DE 2014. POR LAURA PIMENTA

Dia de Campo apresenta melhoramento genético da raça nelore

Dia de Campo apresenta melhoramento genético da raça nelore

A ABCZ, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Fazenda Mundo Novo promoveram na manhã desta sexta-feira (31/10), o Dia de Campo do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), na fazenda localizada na BR 050 (km 125), em Uberaba/MG.

O Dia de Campo contou com a presença de diversos pecuaristas da região, que buscaram no evento conhecimento em setores essenciais para a evolução do rebanho bovino zebuíno, como nutrição animal, pastagens, melhoramento genético e bem estar animal.

A programação do evento incluiu: Apresentação da Fazenda Mundo Novo, feita pelo criador Eduardo Penteado Cardoso; Palestra sobre Nutrição Mineral ministrada por Fernando Penteado Cardoso Filho (Connan Nutrição Animal), bem como apresentações sobre Pastagens (Diego Bicudo – Representante da Dow AgroSciences), Melhoramento Genético (Luiz Antonio Josahkian  e Bruna Hortolani – ABCZ) e Bem Estar Animal (Adriano Gomes Pascoa – Grupo ETCO).
No local, os representantes da ABCZ fizeram uma apresentação prática com animais da raça nelore participantes das Provas de Ganho em Peso, uma das ferramentas do PMGZ.

Sobre a Fazenda

A Fazenda Mundo Novo, que sediou o evento, é uma das fazendas brasileiras que mais realizam Provas de Ganho em Peso com animais zebuínos da raça nelore, com o objetivo de avaliar o desempenho dos bovinos (machos) nas características de ganho em peso, para identificar touros de alto padrão produtivo e com biótipo adequado para gerar descendentes aptos para a produção de carne bovina. A fazenda Mundo Novo realiza 8 provas de Ganho em Peso por ano e avalia todos os machos do rebanho nestas provas. A Fazenda Mundo Novo também é referência nacional graças a linhagem Nelore Lemgruber, introduzida no Brasil em 1878, e cujos animais vem sendo criados e selecionados a pasto, ao natural, durante todo esse tempo. Nos últimos 30 anos, seu melhoramento passou a priorizar as características de Adaptação ao Ambiente (a pasto, com predominância de Brachiaria), Fertilidade (precocidade e longevidade), Aptidão Econômica (ganho de peso, conformação e terminação da carcaça, temperamento, tolerância a parasitas, etc.) e Características Raciais (registros de nascimento e definitivo). O objetivo é a obtenção de animais rústicos e eficientes, capazes de produzir a carne vermelha dentro do contexto de uma pecuária sustentável, progressista e lucrativa, e ao mesmo tempo adaptada à extensão e ao meio ambiente do país. Desde 1980, foram adotados métodos científicos de avaliação genética, sendo um dos primeiros rebanhos a realizar mensurações de Perímetro Escrotal e a adotar provas de desempenho individual a pasto.

O Dia de Campo foi aberto ao público.

Tags:

Técnico

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar