Português
27 DE OUTUBRO DE 2014. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Mercado pede touro com RGD

Mercado pede touro com RGD

As vantagens econômicas do uso de touros zebuínos registrados aquecem o mercado e impactam nos números da ABCZ. Se o associado observar os últimos relatórios vai poder verificar que, de 2009 até 2012 o volume de touros PO com RGD foi crescente. Além disso, tem a constatação de uma franca retomada na curva de evolução desacelerada em 2013 pela crise econômica. Faltando dois meses para o fechamento dos dados do período, o total computado já é 14,09% maior que o do ano passado, e está praticamente empatado com a quantidade de 2012.

 Touros PO registrados   –        Relatório

  2009         2010          2011         2012          2013          2014

35.115       37.690      41.143       44.869       41.537       39.400 (até 27/Out)             

O mercado potencial, segundo dados do Anualpec, para atender mais de 78 milhões de ventres, somando as categorias vaca e novilhas de 2 a 3 anos, demanda mais de 400 mil touros novos por ano. Mas apenas uma minoria dos touros que servem as matrizes nas invernadas do Brasil é formada por animais melhoradores.

MATRIZES – 78 MILHÕES CABEÇAS

INSEMINAÇÃO – menos de 10%

TOUROS EM SERVIÇO – 2,1 MILHÕES

TOUROS NOVOS – 400 MIL/ANO

O pecuarista sabe que aumento de receita a partir dos preços praticados no mercado não é um fator que possa ser dominado por ele, pois depende das condições e movimentos de oferta e demanda de consumo. O caminho mais curto alcançar melhoria de renda é o do aumento da produtividade e essa condição está diretamente ligada à adoção de tecnologias e um dos insumos mais eficientes conhecidos hoje é o da genética. O reflexo da utilização de touros melhoradores na atividade de corte é muito significativo. Em condições adequadas de sanidade e nutrição, os bezerros filhos de touros registrados são desmamados, em média, com uma arroba de peso a mais do que os bezerros filhos de touros comuns. A valorização deles segue a mesma ordem e proporção. Na atividade leiteira, o conceito é o semelhante na comparação entre as produções e lactações de vacas criadas com ou sem a genética de um touro provado como pai. Sabendo dessas vantagens, os pecuaristas, desde os menores, que acessam recursos do Pronaf para adquirir um ou dois reprodutores, por exemplo, até os grandes investidores desse segmento, já dão preferência aos animais com genealogia e números.

Assista ao novo comercial da ABCZ sobre Touros Registrados. O pecuarista deve buscar as vantagens oferecidas por esses animais e você associado pode aproveitar mais essa oportunidade comercial.





Tags:

Nacional

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar