Português
22 DE OUTUBRO DE 2014. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Criadores gauchos realizam a 4ª edição da Exposição Gaúcha de Zebu em Alegrete

Criadores gauchos realizam a 4ª edição da Exposição Gaúcha de Zebu em Alegrete








Realizada de 13 a 19 de outubro no parque de exposições Dr. Lauro Dornelles, a 72ª Exposição Agropecuária de Alegrete, organizada pelo sindicato rural local, contou com a exposição de mais de 1.200 animais entre aves, cães, bovinos, eqüinos e ovinos. O zebu esteve representado pelas raças Brahman, Gir Leiteiro, Nelore e Tabapuã, trazidas ao recinto por oito expositores oriundos de Alegrete, Manoel Viana, Rosário do Sul, Novo Hamburgo e Caxias do Sul. Vale ressaltar, a estréia de dois novos criadores expondo animais de argola, nas raças Nelore e Tabapuã. Em seu pronunciamento na solenidade de abertura do evento, realizada no domingo, 19 de outubro, o diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, destacou a contribuição das raças zebuínas com suas qualidades nos cruzamentos e ressaltou a qualidade da carne do zebu e seus cruzamentos, evidenciada na última edição do evento "Vitrine da Carne Gaúcha", realizado durante a Expointer em Esteio (RS), marcada pela primeira participação oficial de uma carcaça meio sangue zebu.

Além da mostra, os animais participaram dos julgamentos, realizados na sexta-feira, 17 de outubro. Nas raças Brahman, Nelore e Tabapuã, atuou como jurado de classificação o médico veterinário Luís Rafael Lagreca. No Gir Leiteiro, a definição dos grandes campeões foi realizada por Nathã Carvalho. A participação da raça contou como a 5ª e última etapa do Ranking Gaúcho do Gir Leiteiro, conduzido pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro. O trabalho na pista despertou interesse em muitas pessoas que ficaram acompanhando os comentários e serviu de aula prática para um grande volume de universitários dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária na pista.  

Veja os resultados:

Raça Brahman
Grande campeã: Ms Electra POI FIV 448/2, campeã vaca adulta, de Carlos Agostinho Carvalho de Oliveira, Brahman Santa Luzia, Alegrete (RS).
Reservada de grande campeã: Ms Esperanza POI FIV 489/2, reservada de campeã vaca adulta, de Carlos Agostinho Carvalho de Oliveira, Brahman Santa Luzia, Alegrete (RS).

Raça Gir Leiteiro
Melhor novilha: Estréia FIV das Nogueiras, campeã novilha menor, de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul (RS).
Grande campeã: Canela das Nogueiras, campeã vaca jovem, de José Adalmir Ribeiro do Amaral, Fazenda das Nogueiras, Caxias do Sul (RS).
Reservada de grande campeã: Dália, campeã vaca adulta, de Jaime Francisco da Conceição, Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, Novo Hamburgo (RS).
Grande campeão: Bimbo TE do Moirão, campeão macho jovem, de André Alci de Castilhos, Sítio Moirão, Caxias do Sul (RS).
Reservado de grande campeão: Nsal Fardinho, de Jaime Francisco da Conceição, Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, Novo Hamburgo (RS).

Raça Nelore
Grande campeão: Ecco FIV da Valônia, campeão touro sênior, de Ed Estivalet Dorneles, Cabanha Timbaúva, Alegrete (RS).

Raça Tabapuã
Grande campeã: Vitória da Guajuviras, campeã novilha maior, de Fábio Edison Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana (RS).
Reservada de grande campeã: Valquírea da Guajuviras, campeã novilha menor, de Fábio Edison Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana (RS).
Grande campeão: Virgilho da Guajuviras, campeão júnior maior, de Fábio Edison Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana (RS).
Reservado de grande campeão: Valente da Guajuviras, de Fábio Edison Monteiro Bittencourt, Cabanha Guajuviras, Manoel Viana (RS).

Prêmio cabanha do ano bovinos de corte de argola
Conferido pelo Sindicato Rural de Alegrete, o prêmio cabanha do ano é atribuído ao criatório que se destaca entre os expositores das diferentes categorias que integram a exposição. Se tratando de bovinos de corte “a galpão”, entre todas as raças, em 2014, a escolhida foi a Cabanha Guajuviras, tradicional ponto de seleção de zebuínos da raça Tabapuã do casal Fábio e Maria Jaci Bittencourt.

A região e o agronegócio pecuário

Alegrete, na fronteira-oeste do Rio Grande do Sul, recebeu pela segunda vez a Exposição Gaúcha de Zebu, iniciativa da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) que objetiva evidenciar o zebu moderno como uma ferramenta indispensável para potencializar a eficiência e a lucratividade da pecuária, principalmente quando utilizada em cruzamentos. O presidente da ACGZ, José Adalmir Ribeiro do Amaral, destacou a importância da exibição de exemplares diferenciados das raças zebuínas: "Com este evento objetiva-se fomentar o zebu em diferentes regiões, neste caso, em um polo produtivo em que a pecuária, junto com a agricultura, representa a principal base econômica. Vale lembrar que Alegrete concentra o maior rebanho bovino do Rio Grande do Sul e é o município de maior extensão de terras do estado”.
As raças zebuínas são bastante indicadas para agregar características como rusticidade, adaptabilidade, eficiência alimentar, habilidade materna e rendimento de carcaça à produção de novilhos mais produtivos. "Diversos trabalhos conduzidos e publicados como estudos científicos, por instituições de pesquisa do Rio Grande do Sul, comprovam o que já se conhece há muito tempo no campo, ou seja, a superioridade de desempenho dos produtos meio sangue zebu e taurinos”, explicou o gerente executivo da ACGZ, Nathã Carvalho. E complementa: “Estes animais possuem a capacidade de ser mais eficientes em diferentes sistemas produtivos e de manejo. Eles conseguem potencializar a produção de carne por hectare, através da redução da idade de abate e desta forma, contribuem para acelerar a dinâmica de giro na propriedade e essas relações impactam na rentabilidade do produtor”. Na bovinocultura de leite praticada no Sul, o zebu também oferece inúmeras vantagens, pois insere no rebanho fêmeas mais produtivas, rústicas e longevas, além de machos com maior valor comercial. 

 

As ações da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu contaram com o apoio da Ortocasq ortopedia e casqueamento bovino, Silo Gaúcho silagem de milho, Embryo Sul e ABCZ.

Tags:

Nacional

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar