Português
21 DE OUTUBRO DE 2014. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Pró-Genética em Presidente Olegário

Pró-Genética em Presidente Olegário

A feira de touros do Pró-genética foi realizada na última sexta-feira, 17/10, no Parque de Exposições Antônio Secundino de São José. Com apoio da equipe da Emater e do Sindicato Rural de Presidente Olegário, os técnicos da ABCZ conseguiram reunir animais de 8 associados. Eles ofertaram reprodutores das raças Guzerá, Gir Leiteiro e Nelore. Ao todo foram comercializados 15 animais. A média atingida foi de R$ 5.267,00 e o lote mais valorizado foi um touro Gir Leiteiro, do criador João Machado, adquirido por R$ 7.000,00.
A intenção dos grupos envolvidos na realização do evento é realizar pelo menos uma feira do Pró-Genética por ano. "Gostamos muito do resutlado, da atenção de todos com os produtores da nossa cidade. Acreditamos que uma ação desse tipo traz muitas oportunidades para os nossos associados melhorarem a produtividade e a renda deles tanto na produção de leite, quanto na de bezerros de corte. Além dos touros meljhoradores, esse pessoal tem contato com os técnicos que batem forte no conceito de formação de pastagens, de investimentos na ordenha, no manejo, na importância da sanidade do rebanho e do respeito ao meio ambiente", diz o presidente do Sindicato Rural, João Donizete Queiróz.
"Essa parceria que une técnicos da ABCZ, da Emater e o sindicato Rural dos municípios insere os produtores rurais em uma nova realidade de trabalho. Os seminários e o contato direto com os criadores e as ações de treinamento como workshops e seminários apresentam soluções que são viáveis e acessíveis. O Pró-Genética atende a missão de levar, principalmente, qualidade de vida para a família do produtor e cumpre o papel social de fixar o trabalhador no campo", diz a técnica da ABCZ, Fernanda Albuquerque Merlo.                


Agronegócio local
Soja, abacate, abacaxi, milho, tomate, café, banana, maracujá, ervilha, arroz, feijão, cana-de-açúcar, algodão e outros. Além da lavoura de exportação (mecanizada), o município também possui agricultura de subsistência, onde os principais produtos são: Arroz, milho, feijão, mandioca e amendoim. É destaque a exportação de milho, algodão, soja, café, abacate, maracujá, banana e tomate para outras regiões. Existem também as lavouras comunitárias cultivadas entre os produtores de associações rurais. Na pecuária o município se destaca na suinocultuira, mas o principal rebanho é o bovino, com atividades de corte e leite.
O turismo em Presidente Olegário é um fator de geração de renda e emprego. Os artesãos produzem crochê, bordado, tricô, ponto-cruz, retalhos de tecidos, pinturas e artesanatos em cerâmica são atividades manuais tradicionais em Presidente Olegário. Existem muitas mulheres que dedicam-se à confecção de colchas, tapetes e objetos feitos de linha e lã. As feiras de touros do Pró-Genética entram agora como mais um equipamento de atração para o turismo de negócios.











Tags:

Nacional

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar