Português
20 DE OUTUBRO DE 2014. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Criador cearense busca sustentabilidade na produção leiteira

Criador cearense busca sustentabilidade na produção leiteira

A cadeia produtiva do leite fundamentada em conceitos de sustentabilidade e saúde, e estimulada por pesquisas desenvolvidas para pastagens, para processamento de lácteos de qualidade, bem como a importância da evolução genética dos rebanhos adaptados foram assuntos debatidos no Dia de Campo do Leite do Sítio Rio Negro. O evento reuniu muitos produtores da região de Guaramiranga, cidade que fica há 100 km de Fortaleza, capital do Ceará.

Na programação de palestras o conselheiro da ABCZ, Silvio Queiroz Pinheiro, apresentou o projeto do Novo PMGZ Leite e abordou detalhes do atual formato de aplicação de dados e utilização de tendências genéticas como ferramenta de seleção. Também fizeram uso da palavra o presidente da ABCGIL, José Afonso Bicalho e o presidente da APCGIL, Carlos Alberto da Silva, que sugeriu a criação do núcleo cearense dos criadores da raça.  

No encontro também foi apresentado o projeto de seleção do Sítio Rio Negro e os melhores animais do plantel Gir Leiteiro de Plauto e Michaela Demétrio. O consultor pecuário Luiz Ronaldo de Paula, da LeiteGir coordenou a apresentação das doadoras e de outros 18 lotes especiais que foram ofertados em modalidade de shopping. “A atividade leiteira desenvolvida em uma região com menos recursos tecnológicos desafia o projeto e o próprio rebanho, mas ao mesmo tempo mostra toda a capacidade do produtor brasileiro e do zebu leiteiro. Esse evento foi um sucesso e como prova. O trabalho que eles fazem aqui no Ceará serve de exemplo e inspiração para criatórios não só daqui, como de qualquer ponto do país”, diz Luiz Ronaldo de Paula.

No Sítio Rio Negro a produção é 100% natural. Do leite oriundo da ordenha particular, onde hoje são mantidas em média 15 fêmeas em lactação, são produzidos coalhada, ricota cremosa, queijo coalho, queijo minas frescal e doce de leite. “Usamos no laticínio só leite fresco, puro e do dia. Todos os itens são feitos sob rigoroso controle de qualidade e supervisionados pela minha esposa Michaela, que é nutricionista funcional. Eu sempre gostei de gado leiteiro e quando conheci o Gir Leiteiro me apaixonei por esse zebuíno resistente e produtivo. Comecei a formar o plantel há cinco anos. Meu rebanho tem genética de criatórios tradicionais e     nós vamos fazer controle leiteiro para ter o PMGZ integral. Tenho certeza que o programa vai auxiliar muito o nosso trabalho”, diz o criador Plauto Demétrio.  

Quem quiser mais informações sobre a região de Guaramiranga, do Sítio Rio Negro e do projeto agroindustrial pode visitar o site: www.sitiorionegro.com.br















Tags:

Nacional

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar