Português
16 DE SETEMBRO DE 2014. POR LARISSA VIEIRA

Pecuaristas do Oeste da Bahia debatem Sustentabilidade

Pecuaristas do Oeste da Bahia debatem Sustentabilidade

Os pecuaristas do Oeste da Bahia debateram durante a 12ª edição do Fórum da Pecuária, realizado na última quinta-feira, 11, na Fazenda Japaranduba, o tema “A Pecuária na Era da Sustentabilidade”. Considerado um sucesso pela organização, o evento reuniu cerca de 200 pecuaristas e profissionais da área que puderam conferir cinco palestras e uma mesa redonda, onde debateram técnicas modernas ligadas à cadeia produtiva para incrementar resultados à produção da pecuária na região.
 Organizado pela Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), Fundação Solidaridad, Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Fazendas Japaranduba e Profissional Agronegócios, o evento deste ano destacou em sua programação a Sustentabilidade, levando-se em consideração os pilares econômico, social e ambiental. Na abertura do evento, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Cláudio Paranhos, e também proprietário da Fazenda Japaranduba, em Muquém do São Francisco, ressaltou a importância do tema escolhido pelo Fórum, que ajuda a disseminar informações e técnicas sustentáveis e que desperta o pecuarista para produzir cada vez mais com menos.
 Destaques para as palestras: “A Sustentabilidade na Pecuária Brasileira” realizada por Sheila Guebara, que representa o GTPS; e “Associativismo na Atividade Rural”, apresentada por Pieter Sijbrandij, coordenador mundial dos programas ligados à pecuária da Fundação Solidaridad.  André Dal Maso, da Profissional Agronegócios, apresentou o tema “A Pecuária de Corte no Oeste da Bahia” com dicas e técnicas para aumentar a produtividade na região. Ao participar pela primeira vez do evento, a engenheira agrônoma Inez de Fátima Gomes, ficou surpresa com a riqueza e o aprofundamento dos palestrantes e do debate. Já o pecuarista Antônio Balbino de Carvalho Neto, acredita que o evento tenha possibilitado um momento único ao reunir as mais variadas esferas da cadeia produtiva da pecuária para ampliar o debate em torno do tema da Sustentabilidade.
 Intercâmbio - O presidente da Acrioeste, César Busato, acredita que o sucesso do evento demonstra que a organização acertou ao levar o Fórum mais próximo dos produtores. “Ao ser realizado em uma fazenda, eles se sentem mais à vontade em vir e participar da discussão. É também uma forma dos palestrantes conhecerem mais a realidade da nossa região”, afirma. É o caso da pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Thaís Amaral, que apresentou aos pecuaristas “Boas Práticas na Pecuária de Corte”, que envolvem, dentre outros, gestão, produção e adequação à legislação. “É importante conhecer outras realidades e trocar informações sobre as boas práticas da cadeia produtiva e em diferentes estados”, afirma a médica veterinária, que trabalha na sede da Embrapa no Mato Grosso do Sul.
 O Fórum também foi uma oportunidade para a apresentação dos resultados do Programa Horizonte Rural, baseado em um levantamento realizado em 76 propriedades do Oeste da Bahia. Em sua segunda etapa, de capacitação e assistência técnica direta aos pecuaristas da região, o projeto visa apoiar os produtores da região em cinco eixos principais: gestão da propriedade, produção animal, legislação trabalhista, meio ambiente e relacionamento com a comunidade. O projeto, apresentado pelo consultor da Profissional Agronegócios Márcio Oliveira, é uma parceria entre a Acrioeste, Fundação Solidaridad, GTPS e Profissional Agronegócios.

Tags:

Nacional

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar