A Presidente da República, Dilma Rousseff, abriu oficialmente na manhã deste sábado (03/05), no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, a 80ª ExpoZebu (Exposição Internacional das Raças Zebuínas). A solenidade marcou o anúncio presidencial do início da vigência do novo Cadastro Ambiental Rural (CAR) para a próxima segunda-feira (05), além da confecção do Plano Agrícola 2014/2015 ainda em maio.
O evento contou com as presenças do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller; ministro de Minas e Energia, Edson Lobão; ministro do Esporte, Aldo Rebelo; ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; da senadora Kátia Abreu; do governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e diversas autoridades, dentre embaixadores, senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, entre outros representantes de órgãos públicos.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foi representada pelo seu presidente, Luiz Claudio Paranhos, pelo presidente de honra da ExpoZebu 80 anos, Jonas Barcellos, e pelos diretores da entidade.
A solenidade foi iniciada com a entrega da comenda Mérito ABCZ, que homenageou dezesseis personalidades que contribuem para a pecuária brasileira: José Coelho Vitor (Criador de Gir Leiteiro e Tabapuã do Grupo Cabo Verde), Vicente Rodrigues da Cunha (Criador de Nelore da Fazenda Pontal), Patrícia Zancaner Caro (Criadora de Nelore da Fazenda Bonsucesso), Felipe Carneiro Monteiro Picciani (Criador de Nelore e Gir Leiteiro do Grupo Monte Verde), Udelson Nunes Franco (Criador de Nelore e Nelore Mocho da Fazenda Angico), Ricardo Goulart Carvalho (Criador de Nelore da Fazenda Ribalta), Haroldo Brunow Fontenelle da Silveira (Criador de Guzerá e Fazenda Fontenelle), Manoel Dantas Vilar Filho (Criador de Sindi e Guzerá e Fazenda Carnaúba), Luiz Antônio Felippe (Responsável pela seleção de Nelore do Grupo Camargo), Dom Ciro Añez Ruiz (Criador de Nelore na Bolívia) e Alejo Hernández (Criador de Nelore na Venezuela), José Aldo Rebelo Figueiredo (Ministro dos Esportes e relator, em 2009, da Comissão Especial do Código Florestal Brasileiro e da Lei da Biossegurança), Marcos Montes Cordeiro (Deputado Federal que apoiou à reforma do Código Florestal e também atuação na renegociação da dívida agrícola), Paulo Piau Nogueira (Prefeito de Uberaba e relator do projeto de lei do novo Código Florestal em 2012), Ronaldo Ramos Caiado (Deputado Federal e defensor da agropecuária brasileira no Congresso. Foi presidente da Comissão de Agricultura, quando colocou em pauta o endividamento do produtor rural brasileiro. É também criador de Nelore) e Jerônimo Pio (Colaborador da ABCZ há 36 anos no Departamento de Genealogia).
Logo após, o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, abriu a sessão de discursos resgatando a memória dos pioneiros da chegada do zebu ao Brasil, mencionando o início da ABCZ e agradecendo aos homenageados pelos 80 anos da entidade. Paranhos também destacou números e fatores importantes da pecuária nacional. ?Poucos em nosso País conhecem a dimensão da pecuária brasileira e sua importância vital para a nossa economia. No primeiro trimestre de 2014 já exportamos US$ 1,652 bilhões com a carne bovina. A balança comercial da pecuária bovina de carne é quase 100% superavitária e o Brasil é hoje o maior exportador de carne bovina do mundo, dedicando 80% de sua produção ao mercado interno?, enfatizou.
O dirigente fez questão de ressaltar que tais índices ainda podem ser melhorados. ?Podemos garantir que não necessitamos de milagres, nem de novas invenções?, disse. ?Queremos o investimento em políticas para ampliação da segurança jurídica ao produtor, infraestrutura e facilitando o acesso de médios e pequenos produtores a tecnologias, conhecimentos e linhas de financiamento?, completou Paranhos.
Após os discursos do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, e do governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, Dilma Rousseff subiu ao palanque com o anúncio de medidas como o novo CAR, a duplicação da rodovia BR-262 ? entre os municípios mineiros de Uberaba e Campo Florido -, a finalização do Plano Agrícola 2014/15 em curto prazo e a ampliação do incentivo ao acesso de pequenos e médios produtores a tecnologias e financiamentos.
?Não há nenhum país no mundo que possua água, solo, Embrapa e ABCZ. Porque a ABCZ, venho aqui reconhecer, é um fator constituinte da produtividade em nosso País. A Associação empenhada na qualificação do seu setor é elemento de alta produtividade. Parabéns, ABCZ?, discorreu a Presidente da República para fechar seu discurso.
Dilma ainda assinou o decreto que regulamenta a Lei 4.716, que dispõe sobre a organização, funcionamento e execução dos registros genealógicos de animais domésticos no Brasil. Por fim, participou de ato simbólico para marcar o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra Aftosa.
Durante a solenidade, foram assinados outros dois importantes documentos: o contrato de comodato entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu. O documento foi assinado pelo presidente da ABCZ e pela presidente da CNA, senadora Kátia Abreu e prevê a cessão de uma área no interior do Parque Fernando Costa para construção da sede do Senar no local, de forma a disponibilizar cursos periódicos para qualificação profissional dos trabalhadores rurais.
Outra assinatura realizada no evento foi do termo de cooperação técnica do Pro-Genética entre o Governo do Estado de Minas Gerais e a ABCZ. O termo foi assinado pelo presidente Luiz Cláudio Paranhos e pelo Governo de Minas Gerais, representado pelo Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (seapa), André Merlo, e o Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho.
A abertura oficial da ExpoZebu foi acompanhada por cerca de 2 mil convidados da ABCZ, que receberam homenagem pela contribuição a pecuária zebuína nos últimos 80 anos.
A ExpoZebu 80 anos segue com sua programação até o próximo dia 10. Para mais informações, acesse www.abcz.org.br, e baixe o aplicativo da ExpoZebu 80 anos para Android e iOS.
Fonte: Bruno Nogueira
Texto Assessoria
Confira o discurso do presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, na íntegra:
CAROS AMIGOS:
CELEBRAMOS NESTE MOMENTO, AO ABRIR OFICIALMENTE A EXPOZEBU, MAIS UM MARCO NA HISTÓRIA DA PECUÁRIA. NOSSA EXPOSIÇÃO, A MAIS TRADICIONAL EXPOSIÇÃO DE ZEBUÍNOS DO BRASIL, E UMA DAS MAIS TRADICIONAIS E IMPORTANTES EXPOSIÇÕES DA PECUÁRIA MUNDIAL, CHEGA À SUA OCTOGÉSIMA EDIÇÃO.
OITENTA ANOS DE UMA HISTÓRIA DE CORAGEM, OUSADIA, DETERMINAÇÃO E TRABALHO. MUITO TRABALHO!
UMA HISTÓRIA QUE NASCEU DE HOMENS E MULHERES QUE COMO TODAS AS SENHORAS E OS SENHORES HOJE AQUI HOMENAGEADOS, ACREDITARAM EM SEUS SONHOS E ENFRENTARAM TODOS OS TIPOS DE DIFICULDADES PARA REALIZÁ-LOS.
E TUDO ISSO COMEÇOU POR VOLTA DE 1889 COM AS PRIMEIRAS IMPORTAÇÕES COMERCIAIS DE GADO DA ÍNDIA, AS RAÇAS ZEBUÍNAS.
TRAZER ANIMAIS DESCONHECIDOS DAQUELAS TERRAS DISTANTES, NUMA ÉPOCA QUE NÃO SE TINHA NENHUM DOS RECURSOS LOGÍSTICOS E TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS HOJE, ERA MUITO MAIS DO QUE UMA AVENTURA!
POIS OS PIONEIROS DO ZEBU ABRAÇARAM ESSES DESAFIOS APESAR DE TODOS OS RISCOS E SACRIFÍCIOS PESSOAIS! TALVEZ POR INTUIÇÃO, TALVEZ POR UMA SABEDORIA EXTRAORDINÁRIA ? OU POR ESSAS DUAS VIRTUDES ? ENTENDERAM ANTES DE TODOS QUE SOMENTE AQUELES ANIMAIS TERIAM APTIDÃO PLENA PARA NOSSAS TERRAS, PARA NOSSOS BIOMAS, PARA O NOSSO CLIMA.
HOJE TODO BRASIL SE FORTALECEU COM O IMENSO UNIVERSO DE OPORTUNIDADES CRIADO PELOS IDEAIS, PELO TRABALHO E PELA CORAGEM DESSAS PRIMEIRAS GERAÇÕES DE ZEBUZEIROS.
POIS O BRASIL É LÍDER MUNDIAL EM EXPORTAÇÕES DE CARNE BOVINA GRAÇAS ÀS RAÇAS ZEBUÍNAS, QUE COMPÕEM MAIS DE 80% DOS NOSSOS REBANHOS.
A ABCZ E A EXPOZEBU TAMBÉM NASCERAM DESSES PIONEIROS E DA SUA PRIMEIRA GERAÇÃO DE SEGUIDORES.
POR ISSO A BANDEIRA DESTA EXPOZEBU DIZ APENAS ?OBRIGADO A TODOS?.
TIVEMOS O PRIVILÉGIO, JUNTAMENTE COM TODA NOSSA DIRETORIA, DE ENTREGAR AOS NOSSOS HOMENAGEADOS, HOJE PELA MANHÃ, A MEDALHA COMEMORATIVA DOS 80 ANOS DA EXPOZEBU E DA ABCZ. A ENTREGA FOI FEITA ANTES DO INÍCIO DA SOLENIDADE EM FUNÇÃO DO GRANDE NÚMERO DE HOMENAGEADOS E DO POUCO TEMPO DISPONÍVEL PARA FAZÊ-LA DURANTE A CERIMÔNIA OFICIAL. E CULMINOU COM A ENTREGA, NESTA CERIMÔNIA OFICIAL, À SENHORA PRESIDENTA DA REPÚBLICA, DILMA ROUSSEF, AO SENHOR GOVERNADOR DE MINAS GERAIS ALBERTO PINTO COELHO, E AO SENHOR PREFEITO DE UBERABA, PAULO PIAU.
TRATA-SE DE UMA GRANDE HOMENAGEM. UMA HOMENAGEM QUE SE ASSENTA EM NOSSA HISTÓRIA, DE NOSSOS HERÓIS PIONEIROS, DE TODOS OS ZEBUZEIROS DESTE BRASIL, AQUI REPRESENTADOS, POR VOCÊS. CRIADORES E CRIADORAS, PESQUISADORES, TÉCNICOS, COLABORADORES, GOVERNO, PARLAMENTARES, IMPRENSA, CUJAS TRAJETÓRIAS SE FUNDEM NESTA MAGNÍFICA HISTÓRIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA.
POR ISTO, EU TENHO O PRIVILÉGIO DE PEDIR NOVAMENTE LICENÇA ÀS SENHORAS E SENHORES, AUTORIDADES, COMPANHEIROS DE DIRETORIA E CONVIDADOS, PARA APLAUDIRMOS COM MUITO ORGULHO OS NOSSOS HOMENAGEADOS DE FORMA A DIZER UM GRANDE ?MUITO OBRIGADO? A TODOS OS CRIADORES DE ZEBU DO BRASIL./ / /
DE UMA INICIATIVA EXTRAORDINÁRIA DE NOSSOS FUNDADORES, PIONEIROS QUE ACREDITARAM NO POTENCIAL DO ZEBU, EVOLUÍMOS PARA UMA PECUÁRIA BRASILEIRA MODERNA, COMPETITIVA E SUSTENTÁVEL.
A ABCZ REPRESENTA, CAROS AMIGOS, 20.614 ASSOCIADOS. HOMENS E MULHERES, QUE EMPREGAM DIRETAMENTE CENTENAS DE MILHARES DE TRABALHADORES; QUE PRODUZEM MATERIAL GENÉTICO (SÊMEN, EMBRIÕES, TOUROS E MATRIZES) PARA ABASTECER MAIS E 3 MILHÕES DE PROPRIEDADES RURAIS ESPALHADAS PELO PAÍS, E DE ONDE SAEM MAIS DE 9 MILHÕES DE TONELADAS DE CARNE E 35 BILHÕES DE LITROS DE LEITE POR ANO; PESSOAS QUE PARTICIPAM ATIVAMENTE DE UM SETOR QUE MOVIMENTA MAIS DE 330 BILHÕES DE REAIS DO PIB BRASILEIRO.
UMA CADEIA PRODUTIVA QUE COMEÇA MUITO ANTES DAS PORTEIRAS DAS FAZENDAS, NAS EMPRESAS DE INSUMOS E DE GENÉTICA. CONTINUA PORTEIRA ADENTRO, COM AS ATIVIDADES DE CAMPO, E SE MULTIPLICA ALÉM DAS PORTEIRAS, NAS INDÚSTRIAS DE TRANSFORMAÇÃO E DE DISTRIBUIÇÃO.
UMA CADEIA PRODUTIVA QUE GERA EMPREGOS, GERA RENDA, INTERIORIZA E DISTRIBUI RIQUEZA.
NO ENTANTO, POUCOS EM NOSSO PAÍS CONHECEM A DIMENSÃO DA PECUÁRIA BRASILEIRA E A SUA IMPORTÂNCIA VITAL PARA A NOSSA ECONOMIA.
UMA IMPORTÂNCIA QUE SE AGIGANTOU NA ÚLTIMA DÉCADA, COM OS SUPERÁVITS COMERCIAIS QUE AJUDARAM O PAÍS A FORMAR RESERVAS CAMBIAIS BILIONÁRIAS.
NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014 JÁ EXPORTAMOS 1 BILHÃO E 652 MILHÕES DE DÓLARES COM A CARNE BOVINA, MAIS UM RECORDE PARA O PERÍODO, O QUE PROJETA EXPORTAÇÕES PRÓXIMAS DE 7 BILHÕES DE DÓLARES ATÉ O FINAL DO ANO.
E É NECESSÁRIO DESTACAR ALGUNS FUNDAMENTOS POR TRÁS DESSES NÚMEROS. DESTACAR QUE A BALANÇA COMERCIAL DA PECUÁRIA BOVINA DE CORTE É QUASE 100% SUPERAVITÁRIA.
DESTACAR QUE ESTAMOS CADA VEZ MAIS AVANÇADOS NOS CAMPOS CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. SOMOS PRODUTORES E EXPORTADORES DE ALTA TECNOLOGIA, SOBRETUDO NO MELHORAMENTO GENÉTICO DAS RAÇAS ZEBUÍNAS.
DESTACAR O QUE É MAIS PRECIOSO: CHEGAMOS A ESSES NÚMEROS NO MERCADO EXTERNO, EXPORTANDO PARA MAIS DE 160 PAÍSES, SEM NENHUM PREJUÍZO AO MERCADO INTERNO. AO CONTRÁRIO: MAIS DE 80% DA NOSSA PRODUÇÃO ANUAL DE CARNE, QUE GIRA EM TORNO DE 9 MILHÕES DE TONELADAS, SÃO DESTINADOS AO MERCADO INTERNO.
ASSIM, O BRASIL É HOJE O MAIOR EXPORTADOR DE CARNE BOVINA DO MUNDO E O BRASILEIRO UM GRANDE CONSUMIDOR DE PROTEÍNA VERMELHA. A CARNE DO BOI BRASILEIRO, CRIADO BASICAMENTE A PASTO, É UM ALIMENTO SAUDÁVEL, FAZ BEM, MUITO BEM, E O CHURRASCO É A PREFERÊNCIA NACIONAL.
NA PRODUÇÃO LEITEIRA ENFRENTAMOS DIFICULDADES ESTRUTURAIS MAIORES, MAS JÁ SOMOS O QUARTO MAIOR PRODUTOR DO PLANETA.
COM TUDO ISSO, PRESIDENTA DILMA, MINISTRO NERI GELLER, PODEMOS CONCLUIR QUE A IMPORTÂNCIA DA PECUÁRIA SE AGIGANTA AINDA MAIS NOS DIAS ATUAIS E FUTUROS. ELA É CLARAMENTE UM CAMINHO COM INÚMERAS OPORTUNIDADES PARA O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL.
NOSSAS EXPORTAÇÕES PODEM AUMENTAR EM ATÉ CINCO VEZES NUM FUTURO PRÓXIMO ? E HAVERÁ DEMANDAS PARA ISSO ? SEM PREJUÍZO AO MERCADO INTERNO E SEM ARRANHÕES À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.
PODEMOS DOBRAR NOSSA PRODUÇÃO EM UMA OU DUAS DÉCADAS, DESTINANDO GRANDE PARTE DESTE INCREMENTO ÀS EXPORTAÇÕES. COM ISTO PODEMOS AUMENTAR O NOSSO SUPERÁVIT COMERCIAL EM ATÉ 30 BILHÕES DE DÓLARES AO ANO.
PODEMOS GARANTIR QUE NÃO NECESSITAMOS DE MILAGRES NEM DE NOVAS INVENÇÕES, NEM MESMO DE PLANOS GENIAIS PARA CONQUISTAR ESSE NOVO PATAMAR DE PRODUÇÃO E DE EXPORTAÇÕES. JÁ TEMOS UMA PLATAFORMA PRATICAMENTE PRONTA PARA ESSE SALTO.
UMA PLATAFORMA COM MUITOS DOS MELHORES PESQUISADORES E PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS DO MUNDO; COM EMPRESAS QUALIFICADAS E INSTITUIÇÕES SÓLIDAS, COMO A EMBRAPA E A APEX-BRASIL; COM TECNOLOGIA DE PONTA DISPONÍVEL; COM PLANTÉIS FORMIDÁVEIS DE ANIMAIS MELHORADORES, MUITOS DOS QUAIS EXPOSTOS AQUI NESTE PARQUE.
UMA PLATAFORMA QUE NOS PERMITE CRESCER ? E CRESCER MUITO ? COM PLENA ADEQUAÇÃO AOS PADRÕES DE QUALIDADE, SANIDADE E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL, QUE NORTEIAM E CERTIFICAM A PECUÁRIA MODERNA.
PRECISAMOS ABRAÇAR ESSE DESAFIO, DEPUTADO RONALDO CAIADO, LEVANDO AOS MÉDIOS E PEQUENOS PRODUTORES OS CONHECIMENTOS E TECNOLOGIAS QUE DOMINAMOS, COM A MESMA DETERMINAÇÃO QUE JÁ ABRAÇAMOS, POR EXEMPLO, AS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO, A ELETRIFICAÇÃO RURAL, A COBERTURA DA TELEFONIA NO CAMPO, ENTRE OUTRAS DE GRANDE SUCESSO. O ACESSO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NÃO PODE SER VISTO COMO UM PRIVILÉGIO PARA POUCOS. ELE É UMA PRIORIDADE PARA TODOS.
ENXERGAR NOSSO POTENCIAL FUTURO NOS FORTALECE NA BUSCA POR SOLUÇÕES AOS ENTRAVES HOJE EXISTENTES. PRECISAMOS EQUACIONAR COM CORAGEM E DETERMINAÇÃO OS GARGALOS QUE DIFICULTAM NOSSOS AVANÇOS:
- CARÊNCIAS LOGÍSTICAS;
- DIFICULDADES DE ACESSO A LINHAS DE CRÉDITO COMPETITIVAS;
- TRATAMENTO IDEOLÓGICO INADEQUADO NAS QUESTÕES FUNDIÁRIAS ENVOLVENDO AS POPULAÇÕES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS;
- EXCESSO NA APLICAÇÃO DE UMA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA POR VEZES ARCAICA E INADEQUADA;
- INSEGURANÇA JURÍDICA SOBRE DIREITOS FUNDAMENTAIS.
AS SOLUÇÕES SÃO CONHECIDAS:
- INTENSIFICAÇÃO DA EXTENSÃO RURAL; APOIO A ANATER E AOS ÓRGÃOS DE EXTENSÃO RURAL ESTADUAIS;
- SIMPLIFICAÇÃO DO ACESSO ÀS LINHAS DE CRÉDITO PARA INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS;
- INVESTIMENTOS EM QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA;
- RESPEITO AO DIREITO DE PROPRIEDADE;
- FOMENTO ÀS EXPORTAÇÕES;
- FORTALECIMENTO DAS INSTITUIÇÕES COMO O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, A EMBRAPA, AS SECRETARIAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE AGRICULTURA, OS ÓRGÃOS DE DEFESA ANIMAL;
- AMPLIAÇÃO DE PROGRAMAS COMO O PRÓ-GENÉTICA, CARO GOVERNADOR ALBERTO PINTO COELHO, UM PROGRAMA NASCIDO AQUI EM MINAS, POR MEIO DA COOPERAÇÃO ENTRE A ABCZ E O GOVERNO DO ESTADO. PROGRAMA QUE AVANÇA PELO PAÍS E EFETIVAMENTE JÁ ESTÁ PRESENTE EM SETE ESTADOS, COM O APOIO DO GOVERNO FEDERAL, ATRAVÉS DO MAPA E DO MDA. UM PROGRAMA TÃO SIMPLES QUANTO EFICIENTE, QUE PROPICIA O ACESSO DO PEQUENO PRODUTOR A TOUROS MELHORADORES, COM RESULTADOS FANTÁSTICOS.
MAS O DIA DE HOJE É UM DIA PARA DIZER OBRIGADO A TODOS E ESTA É A MENSAGEM QUE GOSTARIA DE DEIXAR.
AGRADECEMOS MAIS UMA VEZ A PRESENÇA TÃO HONROSA DA PRESIDENTA DA REPÚBLICA DILMA ROUSSEFF.
APROVEITAMOS PARA SAUDAR COM ENTUSIASMO VOSSA EXCELÊNCIA, PRESIDENTA DILMA, E O CONGRESSO NACIONAL, PELA INSTITUIÇÃO DO MARCO CIVIL DA INTERNET, UM AVANÇO QUE COLOCA O BRASIL COMO REFERÊNCIA PARA TODOS OS PAÍSES DO MUNDO.
ASSINALAMOS QUE TAMBÉM O NOVO CÓDIGO FLORESTAL, APROVADO NO ATUAL GOVERNO E NA ATUAL LEGISLATURA, COM ATUAÇÃO FUNDAMENTAL DE GRANDES LIDERANÇAS POLÍTICAS AQUI HOMENAGEADAS, COMO MINISTRO ALDO REBELO, O DEPUTADO MARCOS MONTES E O PREFEITO PAULO PIAU, É O MAIS AVANÇADO INSTRUMENTO JÁ INSTITUÍDO PARA A PROTEÇÃO AOS RECURSOS NATURAIS E A PROMOÇÃO DA HARMONIA ENTRE AS ATIVIDADES PRODUTIVAS E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.
QUEM NÃO RECONHECE ISSO DESCONHECE O NOSSO CÓDIGO E TAMBÉM AS LEIS DOS DEMAIS PAÍSES.
POR ISSO PRECISAMOS EFETIVAMENTE EXIGIR A TOTAL REGULAMENTAÇÃO E APLICAÇÃO DO NOVO CÓDIGO, ENCERRANDO DE VEZ COM OS QUESTIONAMENTOS E COM A INSEGURANÇA JURÍDICA QUE AINDA PAIRA SOBRE AS CABEÇAS DOS PRODUTORES NO TRATAMENTO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS.
AGRADECEMOS A PRESENÇA E O APOIO PARA REALIZAÇÃO DESTE EVENTO DO GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, ALBERTO PINTO COELHO, E DO MINISTRO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, NERI GELLER, PESSOAS QUE CONHECEM A REALIDADE DO PRODUTOR RURAL, E LEVAM A SUAS EXPERIÊNCIAS PARA A GESTÃO PÚBLICA, E EM SEUS NOMES SAUDAMOS A TODOS OS GESTORES ESTADUAIS E FEDERAIS PRESENTES.
DESTACAMOS A PRESENÇA DA GRANDE LÍDER DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA, PRESIDENTE DA CNA, SENADORA KÁTIA ABREU, E AO SAUDÁ-LA CUMPRIMENTAMOS A TODOS OS PARLAMENTARES FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS E A TODOS OS COMPANHEIROS DIRIGENTES DAS ENTIDADES CLASSISTAS QUE NOS PRESTIGIAM.
CUMPRIMENTAMOS MAIS UMA VEZ O PREFEITO DE UBERABA, PAULO PIAU, GRANDE AMIGO E PARCEIRO DA ABCZ, FUNDAMENTAL NA REALIZAÇÃO DESTA EXPOZEBU E DA INOVADORA EXPOZEBU DINÂMICA, FEIRA QUE INICIA NO PRÓXIMO DIA 7 DEMOSTRANDO NA PRÁTICA, DE FORMA DINÂMICA, TODOS OS TIPOS DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS LIGADAS À PECUÁRIA.
REGISTRO NOSSOS MAIS SINCEROS AGRADECIMENTOS AOS COMPANHEIROS DE DIRETORIA, SEMPRE ATUANTES, PARTICIPATIVOS E DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NA NOSSA GESTÃO.
AGRADECEMOS AOS NOSSOS PATROCINADORES: BANCO DO BRASIL, COCA-COLA, TORTUGA, DSM, MARFRIG E DOW AGROSCIENCES.
OBRIGADO A TODOS, EXPOSITORES, CRIADORES, ASSOCIADOS, COLABORADORES, AMIGOS DA IMPRENSA, QUE DEDICARAM SEUS ESFORÇOS PARA A REALIZAÇÃO DA OCTOGÉSIMA EXPOZEBU.
QUE DEUS ABENÇOE A ABCZ NAS COMEMORAÇÕES DE SEUS 80 ANOS.
MUITO OBRIGADO!