02 DE MAIO DE 2013. POR LARISSA VIEIRA

COMUNICADO SOBRE TOUROS DA RAÇA NELORE

Em virtude dos fatos ocorridos, conforme comunicado abaixo, o SRGRZ já estabeleceu, em primeira instância, os procedimentos que serão adotados para os casos dos touros da raça nelore que serão submetidos à uma reverificação de paternidade. Referidos procedimentos estão consolidados na ?PORTARIA DE INSTAURAÇÃO DE PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PARA VERIFICAÇÃO DE POSSÍVEL IRREGULARIDADE, COM POSTERIOR E EVENTUAL CORREÇÃO OU CANCELAMENTO DE REGISTRO GENEALÓGICO? e deverão, seguindo normas regimentais da entidade, serem validados em reunião do Conselho Deliberativo Técnico ? CDT, agendada para os dias 12 e 13 de junho próximo e, a seguir, aprovados pelo MAPA para aplicação. Comunicado sobre touros da raça nelore (publicado no dia 2 de maio de 2013) A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) comunica que recebeu um documento emitido por representantes da Conexão Delta G, Unesp Araçatuba e Unesp Jaboticabal, no qual é informada sobre alguns resultados do projeto de pesquisa ?Aprimoramento do Programa de Seleção e Melhoramento em Bovinos de Corte através do desenvolvimento e Aplicação da Seleção Genômica?, conduzido em parceria por aquelas entidades. O referido projeto, segundo o documento, envolve um banco de material biológico com mais de 2.300 animais, os quais foram analisados com a tecnologia de genotipagem de marcadores de DNA, denominada Illumina BovineHD BeadChip, que investiga simultaneamente 777.000 SNP de um animal. O objetivo do projeto é o de comprovar a possibilidade da utilização da avaliação genômica e desenvolver equações de predição de valor genético do animal, agregando as informações vindas diretamente do DNA. Uma das etapas do projeto é a construção de uma matriz de parentesco genômica e sua comparação com a matriz de parentesco tradicional, que é construída através das informações obtidas junto aos criadores e suas associações. Ressalte-se que dentre os 2.300 animais genotipados, aproximadamente 1.000 consistiram-se de touros da raça Nelore (PO, LA e CEIP) amplamente utilizados no país. A primeira ação para a construção da matriz genômica é a verificação da paternidade dos animais. Neste aspecto, foram verificados 5,7% de possíveis erros de paternidade, o que, segundo os autores do projeto, é um valor baixo quando comparado aos padrões internacionais publicados em diversos estudos e que indicam taxa de erro de paternidade de até 15%. Essas possíveis divergências de paternidade envolvem touros PO, LA e CEIP. Encontra-se ainda, no documento, a observação dos autores de que a metodologia utilizada é muito eficiente para excluir a paternidade quando esta não corresponde ao declarado, porém não apresenta máxima eficiência na indicação do pai correto, razão pela qual sugerem que uma segunda fase de verificação seja conduzida de forma a reduzir a zero qualquer possibilidade de erro processual. Verifica-se no documento que somam a 15 o número de touros PO com possível exclusão de paternidade e sugestão de um provável pai verdadeiro. Desta forma, a ABCZ, através do seu Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas, em uma operação conjunta com o MAPA, o Conselho Deliberativo Técnico e os autores do projeto, irá estabelecer um plano de operação que busque confirmar os dados recebidos e, em se confirmando, restabelecer as informações corretas dos 15 touros referenciados. A ABCZ comunica ainda que, em nome da ética, do respeito aos seus criadores e dos princípios de direito, somente trará a público, oficialmente, os casos que forem confirmados e tidos como conclusivos. Cordialmente. Diretoria da ABCZ Superintendência do SRGRZ