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04 DE MAIO DE 2012. POR PATRÍCIA PEIXOTO BAYÃO

Apex-Brasil realiza Seminário Exportar é Inovar durante a ExpoZebu

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizaram, hoje (4/05), em Uberaba (MG), o Seminário Exportar é Inovar, durante a 78ª ExpoZebu, o maior e mais importante evento mundial de raças zebuínas. O Seminário teve palestra do diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, e de técnicos da Agência que falaram sobre as oportunidades do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) e sobre a importância da inteligência comercial na tomada de decisões estratégicas. A programação inclui, também, a apresentação do balanço dos oito anos do Projeto BrazilianCattle e das futuras ações previstas para o setor pelagerente internacional da ABCZ, Icce Garbellini. O Projeto Setorial da Apex-Brasil com a ABCZ será executado até o final de 2012. O valor total do Projeto é de R$ 4,3 milhões, e os objetivos são divulgar o conhecimento brasileiro sobre melhoramento genético animal (em especial para regiões tropicais) e aumentar as exportações dos produtos relacionados à pecuária zebuína. Participam do Projeto 18 empresas dos segmentos de alimentação animal, animais vivos, sementes para pastagem, equipamentos e produtos de saúde animal. ?O Projeto vem promovendo significativa ampliação das exportações e a Apex-Brasil acredita no potencial de crescimento do setor, não somente em função do valor de exportação dos produtos, como também dos serviços associados a eles, ou seja, a assistência técnica aos países importadores?, explica o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini. ?A parceria com a Apex-Brasil e as empresas participantes do Projeto BrazilianCattle reforça nosso compromisso com a disseminação de tecnologias e com a consolidação, em nível global, de uma pecuária moderna, competitiva e sustentável?, afirma o presidente da ABCZ, Eduardo Biaggi. ?A ABCZ acredita que as raças zebuínas e todo o pacote tecnológico do agronegócio brasileiro, plenamente adaptado às regiões tropicais, serão decisivos para a produção mundial de alimentos e a segurança alimentar não só do Brasil como também de vários países?. Ações As ações estratégicas estão sendo realizadas nos principais mercados para o setor ? países das Américas do Sul, Central e do Norte (Colômbia, Venezuela, Paraguai, Costa Rica, Panamá e México), da África (Angola) e da Ásia (Índia). No convênio, estão incluídas a participação em feiras ou outros eventos agropecuários no exterior, a elaboração de materiais de divulgação sobre o Projeto (caracterizando a oferta de produtos das empresas participantes e as possibilidades de serviços a serem prestados, inclusive assistência técnica) e a realização dos projetos Comprador e Imagem (que proporcionam a vinda ao país de compradores e formadores de opinião estrangeiros, respectivamente). Para o Projeto Comprador no âmbito do trabalho realizado com a ABCZ, são convidados representantes de governos da área de sanidade animal para que se possa agilizar, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a definição dos protocolos sanitários que vão viabilizar as exportações dos materiais genéticos (sêmen e embriões de bovinos). ?É muito importante a agilidade na definição dos protocolos sanitários com cada país, pois isso impacta no desempenho do valor exportado pelo setor?, explica o gestor do Projeto na Apex-Brasil, Marcos Soares. Histórico Nos oito anos de parceria entre a Apex-Brasil e a ABCZ foram realizados cinco projetos setoriais, com crescente ampliação do escopo de atuação e aumento exponencial do valor das exportações. O valor exportado pelas empresas participantes do Projeto passou de aproximadamente US$ 5 milhões em 2003 para mais de US$ 240 milhões em 2011, um crescimento de mais de 4.700% no período. O primeiro Projeto Setorial com a ABCZ envolvia apenas a participação de empresas do segmento de material genético (sêmen e embriões de bovinos). Ao longo do tempo, a partir da identificação da demanda internacional, novos segmentos de produtos de pecuária foram sendo incorporados ao Projeto, como alimentação animal, animais vivos, sementes para pastagem, equipamentos e serviços de saúde animal. ?As tecnologias brasileiras, nos mais diversos segmentos do agronegócio, permitem que o Brasil seja muito mais que um exportador de genética animal de alta qualidade?, explica o diretor de Relações Institucionais da ABCZ, Rafael Mendes. ?O país tem total condição de liderar o fornecimento de diferentes tipos de insumos e equipamentos, que poderão contribuir decisivamente para o crescimento sustentável da pecuária não só no Brasil, mas também em vários países, especialmente, os de clima tropical e subtropical?. Fonte: Assessoria de Imprensa da Apex-Brasil

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